Ano 16 - - Fort Lauderdale, FL - USA
 
 
  Terça , 2 de Fevereiro 2010 , 04:04
Coma bem e seja Feliz

 

 

Comer frutas e verduras diariamente aumentam potencialmente as chances de longevidade.
A ciência já provou que alguns alimentos têm o poder de melhorar a digestão, aumentar a libido, curar enfermidades e, acredite, deixar você até mais feliz! Pesquisas das universidades de Harvard e Johns Hopkins, mostram que aumentar a ingestão de fibras e diminuir o consumo de gorduras e álcool pode diminuir as dores de cabeça.

Já o consumo de pratos ricos em ômega 3, presente no salmão, na sardinha e no atum, afasta as chances de depressão. Alguns alimentos fazem bem ao corpo e trazem uma sensação de felicidade, como os ricos em vitamina B12 e ácido fólico: carnes magras, folhas verdes escuras como o brócolis e o espinafre, ovos e as leguminosas como o feijão e o grão de bico.

No estudo, foi confirmado que em países onde a ingestão de B12 e ácido fólico é alta, o risco de depressão é baixo. A pesquisa também indicou que pessoas que consomem frutas e verduras todos os dias, são 11% mais saudáveis do que aqueles que não têm o hábito de comê las com regularidade. O ideal é comer de 400 a 600 gramas de legumes e frutas todos os dias.

Veja algumas informações importantes para ter mais saúde e se sentir bem.

Alimentos ricos em selênio - Poderoso antioxidante, o selênio protege as funções cerebrais e podem diminuir a depressão ligada ao envelhecimento. Basta comer uma castanha-do-pará por dia para suprir a necessidade deste mineral. Além dos grãos integrais, feijões, carnes magras e frutos do mar.

Peixe - Comer peixe, no mínimo três vezes por semana, traz uma série de benefícios para a saúde. Homens e mulheres com uma dieta rica em ômega 3, encontrado no salmão, na sardinha, na truta e no atum, têm menos sintomas depressivos, segundo estudo da Universidade do Tennessee.

Chocolate amargo - Capaz de aumentar a produção de endorfinas, o chocolate amargo também é rico em polifenois que protegem as artérias. Um estudo feito na Noruega, mostrou que homens que comiam uma barra de chocolate amargo diariamente, tinham um risco menor de infartos.

Alimentos ricos em vitamina D - Mulheres com pouca vitamina D no organismo têm mais tensão prémenstrual (TPM), são mais ansiosas e costumam ser mais deprimidas. A vitamina D é sintetizada pelo contato dos raios solares com a pele, mas a alimentação também pode dar uma ajudinha. Fígado de boi, queijos e gema de ovo são ricos na substância.

Alimentação saudável = “No Stress”

Estresse e nutrição estão intimamente relacionados. Maus hábitos alimentares, como ingestão de cafeína, açúcar e sal em excesso, podem agravar ou predispor o organismo ao estresse. Por outro lado, uma alimentação equilibrada é um dos principais pilares da terapia de prevenção desse transtorno que, se não pode ser eliminado, pelo menos pode ser controlado. A psicóloga Isolina Maria Proença, do Centro de Controle do Estresse, em Campinas (SP), afirma que, quando o corpo enfrenta situações de estresse, consome tudo o que tem de melhor. Reservas de
nutrientes como magnésio, cálcio, ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B são empregadas na reação ao estímulo estressante. “Se essas reservas não forem repostas, uma hora elas acabam”, diz.

Falta de nutrientes reduz a capacidade de adaptação. É nessa hora que o corpo vai ficar mais vulnerável a doenças provocadas pelo estresse excessivo: gripes, gastrite, retração de gengiva, doenças dermatológicas, hipertensão. Para não deixar o problema se agravar a esse ponto, a alimentação deve, mais uma vez, ser rica em frutas, legumes e verduras. Isso garante uma reserva constante da chamada “energia adaptativa”. Uma boa alimentação é um dos quatro passos mais importantes para ter maior controle sobre o estresse, ensina a profissional. Os outros são: ter momentos de relaxamento durante o dia, praticar exercícios físicos e aprender a ter uma atitude mais positiva diante da vida.

Alimentação é reforço contra desgaste emocional. Quem mantém hábitos alimentares pouco saudáveis, fica mais vulnerável ao estresse. A alimentação regrada é uma grande arma para gerenciar o estresse, não deixando que ele ultrapasse os limites toleráveis pelo organismo. Por isso, cuidar da alimentação é fundamental para ter um organismo saudável, diminuir o estress do dia-a-dia e principalmente: ser feliz..!
Enviar esta notícia por e-mail
 
Mês: Setembro 2010
» 03/09/10 - 7 de Setembro para todos os gostos, de South Beach a Pompano
» 01/09/10 - Periodontite: o “silent killer”
» 01/09/10 - Volta às aulas: é hora de colocar os filhos de volta nos trilhos
» 01/09/10 - Como entender e educar um filhote?
» 01/09/10 - 5 Produtos Genéricos tão bons quanto
<< Anterior    1    Próximo >>  
 
 
 
 

 

 

 

 
 
 
 
Redação: 4390 N. Federal Hwy #207 - Fort Lauderdale, FL 33308 - Tel.: (954) 938-9292 - Fax: (954) 938-9227
© 2004 - Gazeta Brazilian News | All Rights Reserved. Developed by NetOne Systems Inc.