10 ferramentas gratuitas para navegar na internet sem ser vigiado - Mundo tech

Por Gio Tavares

tech

Para melhor proteger a si mesmo, aqui estão 10 ferramentas (apresentadas em nenhuma ordem particular) para ajudá-lo a criptografar dados, bloquear rastreadores intrusivos ou permanecer totalmente anônimo na web. Note-se, nenhuma medida de segurança é 100% eficaz. Todas as ferramentas listadas aqui são gratuitas.

1. Tor Project Tor é um software gratuito que permite que as pessoas se conectem à internet anonimamente. Amplamente considerado como uma das melhores ferramentas de privacidade na web, Tor pode ser baixado como um pacote de software, e não há um navegador Tor habilitado disponível. É difícil acompanhar as informações que passa por Tor - tanto que o presidente russo, Vladimir Putin colocou uma recompensa de $110 mil dólares para qualquer pessoa que consiga decifrar seus segredos.

2. The Guardian Project O Guardian Project cria aplicativos de código aberto para ajudar as pessoas a se comunicarem de forma privada. Todos os softwares do grupo estão disponíveis para serem baixados gratuitamente para smartphones de plataforma Android. Para a navegação mais segura, há um navegador ideal para privacidade chamado Orweb que trabalha com um proxy Tor-habilitado chamado Orbot para celular. Há também um serviço de mensagens privada chamada ChatSecure, um aplicativo para chamadas telefônicas privadas e uma ferramenta de câmera que destroi determinados pixels, borrando rostos em fotografias.

3. DuckDuckGo DuckDuckGo é uma ferramenta de busca que não rastreia ou compartilha qualquer de suas informações. Se você está procurando mais privacidade, utilize essa ferramenta juntamente com o Google.

4. HTTPS Everywhere Quando você está navegando na web, você vai perceber que URLs “endereço de barra” normalmente têm o prefixo “http://”, ao invés da versão mais segura, que é: “https://” (HTTP seguro). O plugin HTTPS Everywhere para o navegador funciona com Chrome, Firefox e Opera, e ele tenta mudar automaticamente qualquer endereço HTTP web sobre a HTTPS, que criptografa a comunicação entre você e o servidor para proteger contra escutas ou impostores.

5. Ghostery Ghostery lhe permite manter o controle sobre as empresas que seguem as suas visitas a websites. Com esta extensão do navegador, você pode bloquear as empresas de coleta de seus dados de navegação. Ghostery tem uma opção de pop-up que exibe uma mensagem cada vez que você visitar um site com uma lista de quem está rastreando você.

6. Privacy Badger Privacy Badger é uma extensão do navegador que pode bloquear anunciantes de terceiros, porém, tem uma bússola moral. Caso o Privacy Badger suspeite que um determinado tracker está ultrapassando seus limites, acompanhando o que está fazendo sem a sua permissão, a extensão elimina o publicitário em suas faixas. É tudo baseado no princípio do consentimento do usuário: Se o anunciante quebra as regras, o Privacy Badger corta o cordão.

7. GPG Apesar de ser um pouco desatualizado, ainda tem suas vantangens. A melhor opção é o GPG. O sistema GNU Privacy Guard permite criptografar e assinar seus dados. Cada partido tem um par de “Chaves”, uma pública e outra privada. O remetente, neste caso, envia o e-mail para a chave pública do receptor, mas esta mensagem criptografada só pode ser decifrada se o receptor entra em sua chave privada (que é conhecida apenas por eles) após a recepção da comunicação.

8. Cryptocat Cryptocat é um serviço de bate-papo criptografado que pode ser adicionado como uma extensão do navegador ou baixado como um aplicativo para os sistemas Mac. É uma das ferramentas de criptografia mais populares disponíveis, muitas vezes utilizado por jornalistas e defensores dos direitos humanos. Quando as mensagens são enviadas através do Cryptocat, elas são ilegíveis. Como se já não bastasse, o aplicativo também suporta o compartilhamento de arquivos.

9. Wickr Acredito que a maneira melhor de descrever o Wickr seria como um “Snapchat para adultos”, e essa é uma boa maneira de colocá-lo. Wickr envia fotos, vídeos e arquivos anexos que eventualmente sejam excluídos, mas ao contrário do Snapchat, Wickr criptografa suas mensagens. Nem mesmo a própria Wickr sabe o que está nas mensagens que envia.

10. Surveillance Self-Defense Guide Para vocês que são muito sérios em relação a incrementar sua privacidade on-line, a Electronic Frontier Foundation, um grupo sem fins lucrativos que defende os direitos civis no que se refere à tecnologia moderna, publicou um extenso índice de dicas de segurança e explicadores para todos os tipos de usuários da internet, sejam eles iniciantes ou experts. É um bom lugar para pisar um pouco mais fundo em proteger-se da vigilância indesejada.