10 maneiras de economizar no pagamento do imposto de renda

Por Gazeta Admininstrator

A melhor notícia sobre Imposto de Renda que você pode receber este ano é aquela que você mesmo vai criar, evitando cometer erros importantes e não jogando fora oportunidades de economizar com sua declaração. A partir desta semana o Gazeta publicará uma série de reportagens com informações práticas e dicas sobre Imposto de Renda.
Siga o roteiro abaixo para encontrar, dentro da sua realidade, chances de não entregar tanto dinheiro para o Tio Sam.

1 – Abrace o seu computador.
Por que fazer a declaração eletrônica? Que tal uma restituição em prazo de duas semanas, com muito menos margem de erros? O seu contador pode fazer isso para você, e provavelmente fará. Se você vai fazer sua declaração sozinho, precisará fazê-la utilizando um software apropriado, ou online.
Software – Alguns programas populares como o Turbo Tax (www.turbotax.com), TaxAct (www.taxact.com) e H&R Block’s Tax Cut (www.taxcut.com) podem ser utilizados para envio online. Utilizando-os pela internet, muitas vezes, o custo é inferior do que o de comprar o software.
Você vai pagar menos de $10 por um programa simples ou até $70 por um programa mais complexo, incluindo preencimento online.

2 –Vítimas do furacão
Após a devastadora temporada de furacões, o Congresso aprovou proposta de benefícios de impostos para aqueles que vivem em áreas afetadas.Você pode deduzir integralmente todas as perdas decorrentes do furacão, as quais normalmente devem exceder 10% de sua renda bruta ajustada (Adjusted Gross Income – AGI) e $100 por perda, para se enquadrar. Você também pode fazer retiradas, sem penalidades, de sua conta de investimentos IRA e ter prazo de até três anos para pagar impostos sobre os redimentos.

3 – Voluntários
Voluntários que trabalharam no auxílio às vítimas de furacões e utilizaram os seus carros para isso, podem deduzir $0,34 por milha (o valor normal de dedução seria $0,14). Se você abrigou vítimas do furacão por pelo menos 60 dias, você pode deduzir $500 por pessoa, no máximo de quatro pessoas. Doações feitas para qualquer entidade assistencial após 28 de agosto de 2005 são integralmente dedutíveis, mesmo que excedam 50% de seu AGI.

4 – Crianças contam mais do que você imagina
Este ano, finalmente, o IRS chegou a uma definição de quem se enquadra na categoria de criança para efeito de devolução de Imposto de Renda.
Mesmo que a nova norma não afe-te você, e pode afetar caso você seja divorciado com filhos, ou pai de um menor adotado, todos os antigos benefícios ainda se aplicam.
Crédito – Você terá direito ao crédito integral de $1 mil para menores abaixo de 17 anos desde que seu AGI seja inferior a $110 mil no caso de um casal, ou $75 mil para pais solteiros.
Se você paga alguém para tomar conta de seu(s) filho(s) abaixo de 13 anos, seja em casa, na creche, você também pode se enquadrar. Esse crédito é de 35% de $3 mil, ou de $6mil para dois ou mais menores.

5 – Educação
Se você tem filhos na faculdade, uma dedução importante está programa-
da para desaparecer: a dedução de até $4mil em matrículas e taxas. Para ter direito a esta dedução integral, o seu AGI não pode exceder $130 mil se você for casado, e $65 mil, se for solteiro. Você pode conseguir uma dedução parcial em caso de um AGI de até $160 mil para casados e $80 mil para solteiros.
Felizmente, duas deduções importantes permanecerão. Você poderá utilizar o crédito HOPE (crédito educacional específico para cursos pós-secundários) para compensar até $1,5 mil em matrícula durante os primeiros dois anos de universidade. O chamado “lifetime learning credit” é aplicável até $2 mil durante a universidade ou graduação (até 20% de $10 mil em gastos).
Não é possível beneficiar-se das duas vantagens no mesmo ano para o mesmo estudante. O contribuinte não enquadra-se nos dois benefícios caso seu AGI alcance $87 mil, para casados, ou $43 mil para solteiros. Rendimentos brutos acima de $107 mil (casados) e $53 mil (solteiros) não têm direito aos benefícios.Em qualquer caso, juros pagos a financiamentos educacionais são dedutíveis.

6 - Incorporação de Patrimônio
Se você comprou um carro ou barco no ano passado, você pode incluir o valor pago em impostos em sua declaração.

7 – Saúde
Custos médicos que excedam 7,5% de sua renda bruta são dedutíveis.

8 – Somas dedutíveis
Perdas restantes
Cada ano você pode compensar ga-nhos de investimento com as perdas acumuladas. Se suas perdas somaram mais que seus lucros, você pode subtrair até $3.000 de sua renda regular.

Impostos
Se você trocou de emprego no ano passado, você pode ter tido uma retenção maior de Social Security. Cheque o seu W-2s. Se mais de $5.580 foram deduzidos de seus contra-cheques, requeira um crédito pelo pagamento a mais.

Vários
Alguns gastos que chegam a 2% de sua renda bruta são dedutíveis, incluindo os custos que você tem para admi-nistrar o seu próprio dinheiro, como por exemplo caixas de depósito em bancos, ligações para o seu corretor de ações ou de investimentos, taxas de preparação de seu imposto de renda e assinaturas de jornais de investimentos.

9 – Financiamentos
O ano passado foi o terceiro mais movimentado em matéria de financiamentos de imóveis. Se você comprou, financiou ou refinanciou um imóvel, não esqueça de deduzir as taxas de origi-
nação da transação. Quando um imóvel é refinanciado, a dedução dos juros tem que ser dividida pela extensão do financiamento, mas em um segundo refinanciamento, é possível deduzir todos os juros restantes do primeiro.

10 – Trabalho em casa
Tome cuidado porque esta dedução é uma das mais perigosas e pode terminar em uma auditoria.
As regras – O seu “home office” tem que ser o seu principal local de negócios, não apenas um ponto de apoio ou uma extensão do seu escritório e você, geralmente, não pode utilizar o cômodo para nenhuma outra atividade. Portanto, ele não pode ser metade sala de TV e metade escritório. Ou é escritório, ou é qualquer outra coisa.
A matemática – Para calcular o tamanho de sua dedução, primeiro determine que parcela de sua casa será utilizada como escritório, por pés quadrados, ou número de cômodos. Aplique esta percentagem aos seus gastos domésticos (incluindo juros de financiamento do imóvel, utilidades domésticas e manutenção), e você chegará ao percentual de sua dedução.

Inconveniências – O que faz dessa dedução uma mina de ouro é que a cada ano você pode também deduzir uma parcela do que você pagou pelo seu imóvel. Mas quando você vende o imóvel, toda essa depreciação é tratada como um ganho sujeito a impostos.

Novidades:

Prazos – Não vai conseguir preparar a declaração até 17 de abril? Com antecedência, você pode, automaticamente, conseguir mais quatro meses de prazo. Esse ano, o IRS ampliou a extensão de prazo para seis meses. Preencha o formulário 4868 e envie por e-mail ou visite a pagina irs.gov/file

Combustível – Este ano a dedução para gastos com combustíveis foi ampliada de $40,5 centavos por milha para $48,5 centavos por milha.