Obama e republicanos chegam a raro acordo sobre isenção de vistos

Por Gazeta News

us house

Depois dos ataques terroristas em San Bernardino, na Califórnia, e em Paris, a Câmara dos deputados votou, no dia 8, pela restrição de viagens aos Estados Unidos, passando um projeto de lei que acabará com a isenção de visto para pessoas que visitaram a Síria, Iraque, Irã ou Sudão.

A legislação recebeu o apoio dos dois partidos, com 407 votos a favor e 19 contra. Essa foi uma rara área em que o presidente Barack Obama e os republicanos concordaram na luta contra o terrorismo do Estado Islâmico. A medida agora será encaminhada ao Senado, onde deverá ser anexada a um projeto de lei de orçamento.

Sob as mudanças no programa, cidadãos de 38 países, incluindo a Grã Bretanha, a França e outros aliados, não terão isenção de visto para entrar nos EUA se tiverem visitado o Iraque, Irã, Síria, ou Sudão desde 2011. Em vez disso, eles terão que entrar com um pedido de visto, com exceção daqueles que viajaram para trabalhos militares e do governo. Essas são as mudanças mais substanciais feitas nos 30 anos do programa de isenção de vistos, que concede a permanência de 90 dias e tem o crédito de incentivar a indústria do turismo, trazendo aproximadamente 20 milhões de pessoas aos EUA anualmente.

Os visitantes sob esse programa são investigados por um sistema online mantido pelo Department of Homeland Security, e a Casa Branca recentemente anunciou uma série de melhorias a esse e outros aspectos do programa. Fonte: Tribune Washington Bureau.