11 brasileiros são presos tentando entrar ilegalmente nos EUA

Por Gazeta News

Border Passport 20090601

O serviço de proteção de fronteiras dos Estados Unidos apreendeu, no dia 16, um barco de pescador com 11 brasileiros que tentavam entrar ilegalmente no país, através de Pioneer Park, em Deerfield Beach.

A partir dali, todos os imigrantes seriam buscados e levados aos seus destinos. Mas agentes especiais do US Customs and Border Protection acabaram interceptando o barco quando estava na altura de Boynton Beach.

Depois de abordados, os brasileiros informaram que pagaram milhares de dólares pela travessia das Bahamas até o sul da Flórida. Investigações mostraram que três deles eram brasileiros que já haviam estado em solo norte-americano e deportados para o Brasil.

Entre os presos que já haviam sido deportados, estava Tiago Lopes de Passos, que foi deportado para o Brasil no dia 21 de agosto. “Eu paguei $3,2 mil dólares por esta viagem, que tinha como destino o estado da Philadelphia, onde moram alguns de meus parentes e amigos”, contou ele aos agentes. Já José Valdivino, que já havia sido deportado em 2009, relatou que pagou a quantia de $14 mil dólares pela viagem. Ele informou que o dinheiro teria sido dado para uma pessoa, no Brasil, identificada por Sidney.

O brasileiro Batista de Morais Neto estava no comando do barco e tinha recebido orientações de levar os imigrantes até o ancoradouro. Segundo as investigações, neste local todos seriam apanhados por uma pessoa ainda não identificada. Batista continua preso e responderá pelo crime de traficar e abrigar imigrantes indocumentados. As informações sobre os demais brasileiros não foram divulgadas pelo departamento.

De acordo com Elee Erice, um porta-voz do US Customs and Boarder Protection, 64 barcos foram encontrados ilegalmente nas águas do sul da Flórida entre 1º de outubro de 2011 e 31 de agosto de 2012. Esses casos envolveram 412 imigrantes. Intercepções de imigrantes do Coast Guard, chamadas de interdições, aumentaram em setembro, com 344 pessoas de diferentes países paradas este mês, o maior número nos últimos 12 meses. Em agosto, o total foi de 102; em julho, 115; e 186 em junho, de acordo com números do Coast Guard divulgados pelo “Sun Sentinel”.