11 de setembro: Bin Laden reaparece em vídeo. Assista ao vídeo
Em uma fita divulgada na terça-feira(11) para marcar o sexto
aniversário dos ataques de 11 de setembro aos Estados Unidos, o líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden, saudou um dos sequestradores envolvido nos atentados como um homem raro e magnífico.
Na fita de 47 minutos repassada à Reuters pela organização norte-americana que monitora terrorismo IntelCenter, a voz de Bin Laden é ouvida sobre uma imagem apresentando o último testamento de Waleed al-Shehri.
"Esta fala consiste de algumas reflexões sobre o testamento de um jovem que pessoalmente penetrou nos mais extremos graus do perigo e é uma raridade entre os homens: um dos 19 campeões", afirmou Bin Laden, referindo-se aos 19 homens que participaram dos ataques.
"Shehri é um desses homens magníficos, a quem os versos da revelação afetaram da mesma forma que afetaram os primeiros muçulmanos", disse.
O vídeo não parece incluir imagens em movimento de Bin Laden, mas conta com legendas em inglês. Não ficou claro quando a fita foi gravada e sua
autenticidade ainda precisa ser confirmada.
Na semana passada, Bin Laden divulgou sua primeira mensagem de vídeo em quase três anos. Ele não fez ameaças específicas, mas disse que os EUA são vulneráveis e que os norte-americanos deveriam adotar o islamismo para impedir a guerra.
Analistas de segurança declararam que a mensagem pode ser um chamado para novos ataques. O assessor de segurança doméstica da Casa Branca, Fran Townsend, rejeitou, contudo, essa visão e classificou Bin Laden como "virtualmente impotente".
Quase 3.000 pessoas morreram quando aviões foram sequestrados em 11 de setembro de 2001. Um deles atingiu o World Trade Center, em New York, outro o Pentágono, em Washington, e um caiu em um campo da Pensilvânia.
Confira o vídeo:
