15 anos sem Tim Maia - Planeta Música

Por Gene de Souza

tim-maia-2

No dia 15 de março de 1998, um dos fundadores da soul brasileiro deu um duro golpe nos amantes da boa música. Sebastião Rodrigues Maia, o nosso Tim Maia, foi chamado para levar o seu som da pesada para outros planos. Quis o destino que o síndico, como foi apelidado por Jorge Ben Jor, saísse direto do palco do Teatro Municipal de Niterói para uma ambulância. Tim Maia nunca mais voltaria a fazer um show. Em seus 55 anos de vida, o grande Tim deixou um enorme legado para a música brasileira. Em suas diversas fases, o síndico sempre nos presenteou com uma música de primeira qualidade. Com sua voz grave e o cuidado que tinha para ter um som impecável, em muitas ocasiões foi o terror dos técnicos de som que tinham que atender prontamente os pedidos de “Mais agudo! Mais grave! Mais retorno! Cadê o eco?”. No fim das contas, os fãs agradeciam o sonzaço que era feito pela banda Vitória Régia.

Programa Som Brasil dedicado ao axé

Na última segunda-feira, 25, representantes de destaque do Axé Music gravaram o programa Som Brasil, nos estúdios da Rede Globo. Dedicada ao citado gênero musical baiano, a atração teve direção musical de Guto Graça Mello. Durante a gravação, clássicos como “Milla”, “Bom Demais”, “A Roda”, “Prefixo de Verão” e “Vai Sacudir, Vai Abalar” foram relembrados por Netinho, Tatau (Ara Ketu), Sarajane, Marcela Martinez, Thathi e Banda Uó. A data de exibição do programa ainda não foi confirmada pela emissora.

Gilberto Gil nos Emirados Árabes

O Abu Dhabi Festival teve um pouquinho de Brasil na edição desse ano. No último sábado, dia 23, o cantor Gilberto Gil se apresentou no auditório principal do Emirates Palace, um dos hotéis mais luxuosos dos Emirados Árabes. Gil se apresentou ao lado de seu filho Bem e do percussionista Gustavo da Dalva. É a primeira vez que o cantor baiano desembarca para realizar um show em terras árabes. Aproveitando que está por aqueles lados, Gil também se apresentará no Egito e na Tunísia. O Abu Dhabi Festival é realizado anualmente e reúne artistas de vários países e é um dos principais eventos do calendário dos Emirados Árabes. Ainda na edição desse ano,  teremos shows de Plácido Domingo, Joshua Bell e Yundi, entre outros.