15 mil imigrantes obtêm cidadania americana na véspera e no do Dia da Independência

Por Gazeta News

juramento a bandeira 4 de julho foto abc news
[caption id="attachment_148396" align="alignleft" width="358"] Cerca de 100 imigrantes juraram à bandeira em Vermont. Foto: ABC 7.[/caption]

Cerca de 15 mil pessoas em 65 diferentes cerimônias juraram à bandeira americana em todo o país e tornaram-se cidadãos americanos nos dias que antecederam e no dia 4 de julho – Dia da Independência dos Estados Unidos.

É uma tradição estimada, principalmente quando a cerimônia acontece no dia 4 de julho, Dia da Independência, como foi para 100 imigrantes em Mount Vernon, Washington. Os novos cidadãos que obtiveram a cidadania são de cerca de 45 países diferentes, incluindo Canadá, Irã e Nepal.

Segundo o U.S. Citizenship and Immigration Services, a cerimônia de Mount Vernon foi uma das mais de 65 realizadas em todo o país, próximo ou no do Dia da Independência. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas se transformaram em cidadãos.

Algumas outras cerimônias também foram realizadas em locais históricos, como uma realizada no Thomas Jefferson's Monticello em Charlottesville e um no Saratoga National Historic Park, no estado de Nova York.

Alguns críticos usaram as cerimônias de naturalização para tentar contrastar a retórica de exclusão proveniente da Casa Branca, uma vez que o presidente Donald Trump tem colocado limites inclusive à imigração legal para o país.

"Sempre que você sente que o futuro está ameaçado, sempre que esses valores de liberdade e justiça para todos os que nos atraíram aqui parecem sob ataque, você precisa falar e falar", disse a senadora da Califórnia, Kamala Harris, em um dos eventos de naturalização em Los Angeles.

Harris é filha de imigrantes da Índia e da Jamaica. Ela é a primeira senadora negra da Califórnia e primeira senadora indiano-americana na história do país.

Os imigrantes que desejam se tornar cidadãos não se mostram simplesmente americanos. O processo pode ser longo e os imigrantes se tornam residentes permanentes ou titular do green card por pelo menos cinco anos antes de obterem a cidadania. Para tal, devem ser capaz de falar, ler e escrever em inglês, e devem passar por um teste de cidadania - que apenas cerca de dois terços dos americanos nascidos e criados podem passar, de acordo com um estudo recente.

Com informações de ABC 7 e The Independent.