Para Bush, testes nucleares feitos pelos norte-coreanos são um risco à paz e segurança mundial
O presidente George W. Bush disse, nesta segunda-feira (9), que a realização dos testes com bombas nucleares divulgado pela Coréia do Norte é uma "ameaça à paz e segurança globais".
Para o governante a ação é "inaceitável" e exige uma resposta "imediata" do Conselho de Segurança da ONU. De acordo com Bush, a Coréia do Norte será "totalmente responsabilizada" pelas conseqüências de suas ações.
O líder dos EUA disse que telefonou para as autoridades da Coréia do Sul, China, Rússia e Japão, e que todos reafirmaram seu compromisso em conter os idéiais nucleares norte-coreanas. "Mais uma vez, a Coréia do Norte desafiou a comunidade internacional, que irá responder", disse.
De acordo com Bush, a Casa Branca ainda tenta confirmar se o teste de fato aconteceu.
O presidente afirmou ainda que a Coréia do Norte é um dos "principais disseminadores" de tecnologia nuclear, inclusive enviando armas para o Irã e a Síria.
"A transferência de armas nucleares norte-coreanas para outros Estados será considerada uma grave ameaça para os Estados Unidos", disse Bush. "Ameaças não trarão um futuro melhor para o povo norte-coreano", acrescentou o presidente.
O Conselho de Segurança (CS) da ONU discute nesta segunda-feira a questão norte-coreana após o anúncio da realização de um teste nuclear. O tema foi incluído na agenda de uma reunião já marcada para a nomeação do novo secretário-geral da ONU.
