178 imigrantes da América Central são resgatados em caminhão no México

Por Gazeta News

la bestia trem imigrantes Foto Prensa Libre Hemeroteca PL
[caption id="attachment_150049" align="alignleft" width="341"] Imigrantes arriscam a vida em cima de trem para os EUA. Foto Prensa Libre: Hemeroteca PL.[/caption]

Autoridades mexicanas resgataram 178 imigrantes que estavam abandonados em um caminhão no estado de Veracruz, no leste do México, ao tentarem atravessar a fronteira para os Estados Unidos no sábado, 29, segundo informou o Instituto Nacional de Migração do país.

O grupo foi abandonado pelos traficantes de pessoas, conhecidos como “coiotes”, na cidade de Tantima, no norte de Veracruz, a cerca de 400 milhas da fronteira com os Estados Unidos, e segundo a polícia, foi entregue para as autoridades de imigração que prestou assistência médica e iniciou o processo de deportação.

No grupo havia imigrantes da Guatemala, Honduras e El Salvador. A maioria tenta a travessia para fugir da violência e pobreza. Na semana passada, dez imigrantes sem documentação morreram em um caminhão no Texas, no sul dos Estados Unidos, após viajarem espremidos entre 70 a 200 pessoas, segundo autoridades locais. Sete dos mortos eram mexicanos.

Sem documentos, muitos se arriscam no topo dos trens de carga conhecidos como La Bestia para chegar até o outro lado.

Em dezembro, funcionários mexicanos resgataram 110 migrantes da América Central e do Sul que foram presos dentro de um caminhão em Veracruz, conforme informação das autoridades. Eles estavam a caminho dos Estados Unidos, mas o motorista abandonou o veículo quando ele caiu. Os policiais que responderam ao acidente ouviram gritos provenientes do interior do caminhão. Alguns estavam feridos e apresentavam sinais de asfixia, segundo o Instituto Nacional de Migração do país.

Durante a semana foram encontrados os corpos de cinco imigrantes da Guatemala sobre o Rio Grande, localizado na fronteira entre o México e os EUA, após um grupo de 12 pessoas tentarem atravessar a fronteira.

Há uma semana, 10 imigrantes indocumentados morreram pelo calor dentro de um caminhão em San Antonio, no Texas. O caminhão foi encontrado estacionado em frente a uma loja Walmart com 38 pessoas - dentre eles, oito já estavam mortos por exaustão.

Com informações da CNN.