2007 será ano de furacões no Atlântico

Por Gazeta Admininstrator

A temporada 2007 de furacões no Atlântico deve ter uma atividade acima da média, com três grandes furacões e uma boa chance de que pelo menos um deles chegue ao continente, informam os especialistas.

William Gray, meteorologista do estado do Colorado, prevê 14 tempestades nomeadas, e um total de sete furacões no ano que vem. Ele e seu companheiro de pesquisas Philip Kotzabach afirmam que há 64% de chance de que um dos maiores furacões – com ventos de 111 milhas por hora, ou superiores – chegará ao continente.

Continente
Segundo eles, poucos furacões deverão aproximar-se do continente no ano que vem, diferentemente da temporada devastadora de 2005, que teve 28 tempestades nomeadas, incluindo 15 furacões, quatro dos quais atingiram os EUA.
A temporada de 2006 teve nove tempestades nomeadas e cinco furacões, dois deles de grandes proporções. Essa foi considerada uma temporada “quase normal”. Nenhum dos furacões atingiu a costa dos EUA. Foi a décima primeira vez que isso ocorreu desde 1945.
El Niño – um fenômeno de aquecimento no oceano Pacífico – tem gerado efeitos que incluem a mudança dos ventos no leste do Altântico, o que pode romper a formação de furacões, explicou Gray.
Segundo ele, “esse ciclo ativo deve continuar por mais uma década ou duas, quando deve ter início um período de mais calmaria no Atlântico.