2008 terá temporada agitada de furacões

Por Gazeta Admininstrator

A mais recente previsão calcula 15 tempestades tropicais nomeadas e oito furacões, dos quais quatro devem chegar à categoria três, ou mais.
- Uma típica temporada tem 10 tempesta-des nomeadas, seis furacões e dois furacões de maior intensidade. – disse Phil Klotzbach especialista da Colorado State University.
A temporada de furacões no Altântico vai de 1° de junho a 30 de novembro. Ge-
ralmente, as semanas mais ativas são aquelas entre o final de agosto e o início de setembro.
“Nós estamos prevendo uma temporada acima da média”, disse Gray. Pesquisadores afirmam que há 69% de chances de que um furacão atinja a costa norte-americana. Este índice é superior à média histórica de 52% de probabilidades.
A costa leste, incluindo a região da Flórida, tem 45% de chances de ser atingida por um furacão de maior intensidade (categorias 3, 4, ou 5, com ventos de, pelo menos, 111 milhas por hora).
A Costa do Golfo, desde a Florida Panhandle West até Brownsville, Texas, tem, de acordo com as previsões, 44% de chances de ser atingida por um furacão.
Uma atualização das previsões será divulgada no dia 3 de junho, terceiro dia da temporada de furacões.

Polêmica
Alguns meteorologistas afirmam que as previsões de longo prazo têm uma margem de erro muito grande, confundem o público e podem levar as pessoas a ficarem descrentes e, em conseqüência, não tomarem as precauções adequadas.
Tais críticas são direcionadas aos meteorologistas Gray e Klotzbach que superes-
timaram as temporadas de 2006 e 2007 e, subestimaram a caótica temporada de 2005.
Entre os críticos estão os especialistas do National Hurricane Center, em Miami-Dade. Eles alertam que os moradores do Sul da Flórida e de outras áreas tradicionalmente alvo de furacões, devem fazer preparativos cuidadosos, não importa quantos furacões estejam previstos.
Por outro lado, Gray, que é professor de ciências atmosféricas e pioneiro na técnica de previsões, iniciada há 25 anos, argumenta que as previsões satisfazem a curiosidade do público e despertam a atenção para a seriedade do problema dos furacões. “As pessoas querem saber”, diz ele.

Antes de um furacão
No caso de alerta de furacão emitido para a sua zona ou ordem de evacuação por parte das autoridades, leve consigo apenas artigos essenciais. Se tiver tempo, desligue o gás, a electricidade e a água. Desligue os electrodomésticos, de modo a reduzir a possibilidade de choques elétricos quando a energia for reposta. Certifique-se de que o kit de emergência do seu automóvel se encontra pronto. Certifique-se de que leva consigo os medicamentos que lhe foram receitados.
Muitos serviços, incluindo farmácias, poderão encontrar-se fechados durante e após um furacão. Caso a evacuação não seja possível ou você não possa dirigir, peça a um amigo ou familiar que o conduza para buscar os artigos que possam ser necessários durante a emergência, incluindo medicamentos para uma semana. Siga os trajetos de evacuação designados - os outros poderão estar bloqueados - e conte com muito trânsito.
Caso a evacuação não seja possível ao longo da duração do furacão, existem medidas que se pode tomar para se proteger. Procure abrigo em uma sala fechada e sem janelas. Mantenha-se longe de todas as janelas e portas para o exterior. Acompanhe a rádio ou a televisão para obter boletins meteorológicos. Ouça os relatórios através de um rádio meteorológico da NOAA, se disponível. Permaneça em local abrigado até que as autoridades declarem o fim do temporal. Não saia de casa - mesmo que o tempo pareça mais calmo. Os ventos fortes podem retomar rapidamente. Dirija-se para um local de abrigo ou para a casa de um vizinho, caso a sua casa se encontre danificada ou se o pessoal de emergência assim o ordenar. Para obter mais informações, contacte o CDC através do número 1800-CDC-INFO. (1800-232-4636)

Cuidados em situações de furacão

Alimentos
Descarte os alimentos que podem ter entrado em contato com água de enchentes ou temporais. Descarte enlatados que se encontrem com protuberâncias, abertos ou danificados. Descarte alimentos com cheiro, cor ou textura incomuns. Descarte alimentos perecíveis (incluindo carne, aves, peixe, ovos e restos) que tenham estado expostos a uma temperatura superior a 4º C durante duas horas ou mais. Os alimentos descongelados que contêm gelo ou se encontram expostos a uma temperatura igual ou inferior a 4ºC podem ser recongelados ou cozinhados. Se as latas tiverem entrado em contacto com água de enchentes ou temporais, retire os rótulos, lave as latas e mergulhe-as numa solução de 1 chávena de lixívia em 20 litros de água. Volte a identificar as latas com um marcador.
No caso de corte no fornecimento de energia elétrica, mantenha as portas do freezer e do congelador fechadas o máximo possível. Adicione gelo em blocos ou gelo seco ao seu frigorífico, caso se espere que a eletricidade se mantenha cortada durante mais de 4 horas. Calce luvas fortes durante o manuseio de gelo.

Água
As autoridades locais informarão se a água da torneira é segura para consumo ou utilização na cozinha ou banho. Caso a água não seja segura para consumo, siga as instruções locais para utilizar água engarrafada ou ferver ou desinfectar água para cozinha, limpeza ou banho.
Mantenha a água fervendo durante 1 minuto para matar as bactérias. Caso não possa ferver água, adicione 1/8 de colher de chá (~0,75 ml) de lixívia líquida doméstica, sem cheiro e recentemente adquirida, por cada 4 litros de água. Mexa bem a água e deixe repousar durante 30 minutos antes de a utilizar. Poderá utilizar comprimidos de purificação de água em vez de ferver água ou utilizar lixívia. Para bebês, utilize apenas leite em lata pré-preparado. Não utilize leite em pó preparado com água tratada. Limpe os brinquedos das crianças que tenham entrado em contacto com água. Utilize uma solução de 1 chávena de lixívia por cada 20 litros de água para limpar os brinquedos. Deixe-os secar após a limpeza.

Ar
O monóxido de carbono é um gás ino-doro e incolor que é produzido por vários tipos de equipamento e é venenoso em caso de inalação. Não utilize um gerador, grelhador a carvão, fogão de campismo ou outro aparelho que funcione a gasolina ou carvão, dentro da sua casa, ou garagem ou perto de uma janela, porta ou respiradouro. Não deixe um carro ou caminhão trabalhando dentro de uma garagem anexa à sua casa, mesmo que deixe a porta aberta. Não aqueça a sua casa com um forno a gás. Caso o detector de monóxido de carbono emita um sinal sonoro, abandone imedia-
tamente a sua casa. Solicite cuidados médicos imediatos caso suspeite de envenenamento por monóxido de carbono e caso sinta tonturas, vertigens ou náuseas.