Seja o Presidente, não o funcionário - Negócios & Empresas

Por Gazeta News

200401764-001

Como presidente de empresa, você precisa trabalhar no negócio: sua visão, direção, estratégia, estrutura, sistemas, pessoal, metas e processos de prestação de contas. Veja o negócio inteiro, não apenas suas partes. Tenha uma visão global para saber para onde quer ir e como quer formar seu negócio. Ao invés de mexer com papelada ou fazer a contabilidade, decida como tornar sua empresa diferente, melhor, mais lucrativa e mais orientada para sistemas. Pense e aja como um arquiteto de negócios. Novamente, sua meta é projetar e formar um negócio que lhe sirva e funcione independente de você – um negócio que depende de sistemas e não do dono. Você quer um negócio que funcione quase como em piloto automático e gere dinheiro. Como líder, você precisa ser mais estratégico, focado no longo prazo, e menos fixado na tática e técnica do dia a dia. Se você não focalizar o negócio como um todo, quem o fará? Abaixo estão oito passos para considerar seriamente e parar de pensar e agir como funcionário:

1. Em primeiro lugar, você deve mudar a metáfora na sua cabeça do que significa ser dono. Independentemente de sua indústria ou do tamanho de sua empresa, comece a se ver como presidente, não funcionário. Ao invés de ver-se como jogador, veja-se como técnico principal. Os donos eficazes que conheço preferem ver-se como diretor, condutor, facilitador ou capitão. Seja qual for, escolha uma metáfora para o que significa ser líder.

2. Para ajudar com essa transformação de mentalidade, comece a referir-se como presidente. Ponha no seu cartão, papel timbrado, etc. Usar o termo presidente o forçará a ver a sua empresa como uma entidade acima e além de si mesmo, como um bem separado e valioso que precisa ser administrado profissionalmente e otimizado. Você não é o negócio e o negócio não é você. Gaste tempo e energia em ajudar a construir, melhorar e otimizar este bem. Por exemplo, foque em como aumentar as vendas, ampliar sua vantagem competitiva e aumentar seu valor para clientes.

3. Considere que, como presidente, você é pago pelo menos o equivalente a $200 dólares por hora para administrar de forma profissional essa entidade separada e bem valioso – seu negócio. Antes de iniciar qualquer tarefa, pergunte-se, “Um presidente faria isso?” Ou pergunte “Vale a pena eu fazer essa tarefa ao custo de $200 dólares por hora?” Não gaste um dólar de tempo numa tarefa ou decisão de dez cents. Eleve sua visão, pensamento e tarefas.

4. Se você realmente acreditar em seu papel como presidente, você deve estar disposto a abrir mão das tarefas urgentes, menos importantes e de baixo valor das quais você se encarrega rotineiramente. Perceba que 80% dos seus resultados advêm de 20% de suas habilidades e atividades. Delegue os 80% de suas atividades, que produzem apenas 20% de seus resultados. Pare de fazer o tipo errado de trabalho. Presidentes devem pensar, liderar e delegar – não cuidar de assuntos triviais. Sua tarefa como presidente é projetar/re-projetar e fazer crescer o negócio; a tarefa principal de seus gerentes é melhorar o negócio e as várias tarefas de seus funcionários são de operar o negócio. Abaixo estão mais algumas sugestões: • Não se ocupe mais com coisas pequenas! Não se deixe distrair por “coisas” irrelevantes ou insignificantes; • Não deixe que o urgente controle sua vida. Deixe de lado seu celular/bip mais frequentemente. Não seja escravo de e-mails; • Ao invés de criar listas do que fazer, comece a criar listas do que não fazer para si mesmo e abra mão de pequenas coisas. Elimine ou delegue os 80% de suas atividades que produzem um impacto tão pequeno no seu negócio; • Pare de tentar gerenciar detalhes e comece a gerenciar seu pessoal. Oriente seus focos e prioridades, mas deixe que eles façam o trabalho.

5. Agende tempo para pensar e planejar. Você deve pensar bastante sobre assuntos importantes, estratégicos. Arrume tempo para deixar de lado as distrações do dia a dia e foque em bastante pensamento, planejamento e tomada de decisões. Passe um tempo sozinho absorvendo todas as informações com as quais é bombardeado e desenvolva as ideias globais para levar seu negócio ao próximo nível de desempenho. Uma vez por mês, agende um dia fora do escritório para pensar e planejar. Sem nenhuma distração, pense como presidente e gaste tempo revisando e melhorando seu principal ativo – seu negócio.

6. Reserve diariamente a maior parte do dia para atacar apenas suas três principais prioridades. Não permita que seus funcionários perturbem suas prioridades e ações de presidente com inúmeras interrupções “tem um minuto?” Permitir tal conduta cria um ambiente no qual seu tempo não é valioso e respeitado. Também cria dias improdutivos, uma mentalidade de negócio reativa e funcionários que dependem de você para tudo.

7 . Pense sobre presidentes modelos de grande empresas que admira. Os presidentes comprovados com sólida integridade e ética. Por exemplo, pense sobre o antigo presidente da GE, Jack Welch. Leia seus livros e entenda suas filosofias, mentalidade e estratégias. Depois pare periodicamente e pergunte-se “O que faria um Jack Welch nesse caso?”.

8. Seja qual for sua experiência técnica, considere contratar outra pessoa para cuidar desse trabalho técnico e tático, de forma que possa escapar da gravata. Por exemplo, se sua experiência é em vendas ou contabilidade, contrate um gerente de vendas ou gerente de contabilidade competente para gerenciar esses detalhes do dia a dia. Se você já tem tais funcionários na sua folha de pagamento, então, pelo amor de Deus, deixe que façam seu trabalho. Saia da zona de responsabilidade deles.

Coluna do BBG - Brazilian Businness Group Luigi Pardalese Flavio Cardoso é um business coach e dono da franquia Growth Coach no sul da Flórida. Entre em contato com o Flavio pelo tel 561-322-0226 ou por email: flavio@growthcoachboca.com.