29º caso do ano: Bebê morre ao ser esquecida em carro em Miami

Por Gazeta News

bebê-conforto

O caso de uma menina de seis meses morta ao ser esquecida por nove horas em um carro elevou para 29 o número de bebês falecidos em 2012 nos Estados Unidos por descuido dos pais.

O caso da última semana ocorreu em Miami. Rosalyn Ramos foi encontrada, no dia 25, por seu irmão de cinco anos, quando este sentou-se na parte traseira do veículo, ao lado do bebê-conforto de sua irmã, depois de o pai tê-lo buscado no colégio, disse o jornal “The Miami Herald”.

Segundo a Unidade de Homicídios da Polícia de Miami-Dade, o pai, Lázaro Ramos, disse aos detetives que não fazia parte de sua rotina levar a criança à creche pela manhã. "A família deve estar devastada. Estavam obcecados por essa menina. Estavam loucos por ela", disse Ana Arias, uma vizinha da família Ramos, ao jornal.

A tragédia desta família cubana elevou para 29 o número de acidentes deste tipo nos Estados Unidos este ano. "A mudança de rotina diária é a causa número 1" destes acidentes, explicou Amber Rollins, diretora da Kids and Cars, uma organização com sede no Kansas dedicada à prevenção de mortes infantis.

Os acidentes em que pais esquecem seus filhos no carro se tornaram algo "alarmantemente comum" devido às distrações causadas pelo ritmo de vida atual, segundo especialistas.

Desde 1998 foram registrados 550 casos no país, com Texas e Flórida em primeiro e segundo lugares na lista de estados com o maior número de mortes de crianças com idades abaixo de dois anos causadas por asfixia ou por temperaturas excessivamente altas em um carro trancado.

Os casos de negligência intencional são poucos, explicou Malvina Duncan, coordenadora da Safe Kids Miami-Dade, uma organização de prevenção associada ao Hospital de Crianças de Miami.

"Em mais da metade destes casos, a criança é simplesmente esquecida por um pai ou responsável distraído", disse Duncan esclarecendo que "não há um perfil típico" de pais que esquecem seus filhos, algo que acontece com pessoas de todos os níveis socioeconômicos.

No momento, Ramos não foi acusado pelas autoridades. Na Flórida, deixar uma criança sem cuidados dentro de um automóvel por mais de 15 minutos acarreta o pagamento de uma pequena multa.