4 importantes dicas para ganho de massa muscular - Saúde & Bem-Estar

Por Poliane Novaes

Arms 6

Sabe-se que quanto mais músculos ganhamos, mais rápido nosso metabolismo trabalha para mantê-los, sendo assim, menos gordura corporal teremos. Não existe uma fórmula mágica ou um alimento único específico para ganharmos músculos. Além dos treinos, temos que passar pelo processo de reeducação alimentar e adequação da dieta para um satisfatório ganho de músculo (sem ganho de gordura).

Muitos acham que para ganhar massa é só treinar pesado aleatoriamente e comer muito. Cuidado! O treino precisa ser adequado para que não hajam lesões musculares e/ou  articulares, e a qualidade da dieta deve ser mantida, caso contrário, o ganho será de gordura corporal.

1-  Treino certo Para que os músculos cresçam são necessários estímulos, e é exatamente isso que faz o treinamento.  Porém, dois princípios devem ser aplicados ao treino, para que o mesmo resulte em hipertrofia muscular: Sobrecarga e Periodização.

A sobrecarga não consiste apenas em colocar mais carga (peso) nos exercícios, mas também maneiras de dificultar o treino, como, por exemplo, aumentar as séries, repetições, diminuir o tempo de descanso, etc. O importante é sempre aumentar o estresse muscular de alguma forma, ou seja, hoje você deve treinar mais pesado do que treinou na semana passada.

Periodização são períodos montados ou pré-estabelecidos. O treinamento nunca deve ser  intuitivo, ele deve seguir os princípios estabelecidos nas bases da fisiologia. Existem diferentes tipos de abordagem para cada tipo de objetivo, por isso é importante consultar um especialista em educação física para auxiliar no direcionamento correto do seu objetivo. Sempre consulte um profissional especializado antes de praticar qualquer tipo de exercício físico. 2-Fracionamento da Dieta Divida suas refeições ao longo do dia, não fique mais de 3 horas sem se alimentar  para que os músculos frequentemente tenham aporte de energia e proteínas. Pular refeições ou ficar muito tempo sem comer é prejudicial à saude e ao bom funcionamento do metabolismo; 3- Balanceamento de macronutrientes  (Carboidrato,  Proteína e Gordura) Para que seu músculo cresça, ele precisa de proteína, gordura e carboidrato na medida certa. A restrição alimentar, além de não contribuir para o ganho de massa magra, pode contribuir para sua perda.

Procure incluir em todas as suas refeições carboidratos complexos (integrais: pães, macarrões, e arroz Integrais, batata doce, inhame, etc ), alimentos fontes de gordura boa (castanhas, óleo de coco, azeite, etc) e proteínas pobres em gorduras ruins (peixe, frango, lombo, etc). 4- Descanso     Garanta tempo suficiente para descanso entre os treinos e boas noites de sono. É na hora do repouso que os hormônios trabalham melhor a seu favor, ou seja: criam um ambiente anabólico, onde os músculos irão se recuperar e se tornarem mais resistentes a novos estímulos.