Republicanos revelam sua versão do DREAM Act

Por Gazeta News

Jon Kyl, do Arizona.

Dois republicanos do Senado revelaram, no dia 27, sua versão do DREAM Act, chamada Achieve Act, que daria status de imigração legal a milhares de jovens indocumentados, a maioria dos quais passaram a maior parte de suas vidas nos Estados unidos. O projeto de lei foi introduzido pelos senadores Jon Kyl, do Arizona, e Kay Bailey Hutchison , do Texas. Com informações da “Fox News” e agências de notícias.

O DREAM Act, derrotado no Senado há dois anos, propõe fornecer uma rota para residência permanente e um caminho especial para a cidadania americana a milhões de imigrantes sem documentos que foram trazidos para os EUA ainda jovens e que se enquadrem em uma série de regras.

A nova lei, Achieve Act, que não tem muita chance de avançar nos poucos dias restantes de sessão, é para candidatos que tenham entrado no país antes dos 14 anos – e não 16, como o DREAM Act - e que estejam vivendo nos EUA por pelo menos cinco anos. Essa lei, no entanto, não oferece um caminho automático para a cidadania dos EUA.  O Achieve Act ofereceria três vistos diferentes: um para estudantes, de trabalho e um visto permanente para não-imigrante que teria que ser renovado a cada cinco anos. Os interessados em tornarem-se residentes teriam que percorrer os mesmos procedimentos que os demais imigrantes para a cidadania.