47 % dos californianos acreditam que a imigração ilegal tem ?impacto favorável?.

Por Gazeta Admininstrator

A maioria dos californianos apóia o programa de trabalhadores convidados para imigrantes ilegais, e não acredita que eles estejam tirando o trabalho de residentes do estado, de acordo com pesquisa realizada em todo o estado.

Os pesquisados mostraram também uma visão mais positiva dos imigrantes ilegais do que a demonstrada em anos anteriores, revelou a pesquisa apartidária. Uma parcela de 47% dos pesquisados acredita que imigrantes indocumentados oferecem um “impacto favorável” no estado, em comparação à parcela de 19% que revelou a mesma posição em 1982.
Votantes e não-votantes, no entanto, têm visões dramaticamente diferentes sobre o tema. Cerca de 36% dos votantes acreditam que imigrantes ilegais causam um impacto favorável ao estado, em comparação a 65% de não-votantes.
A pesquisa foi divulgada uma semana após iniciada a série de debates sobre imigração no senado americano. A câmara aprovou em dezembro uma legislação que enfatiza sanções a empregadores que contratem imigrantes ilegais, além de reforço de vigilância na fronteira.
O partido Republicano também endossa o programa de trabalhadores convidados, apontado pelo presidente Bush como aquele que deve ser a espinha dorsal do programa de imigração.
A pesquisa de campo mostrou que 65% dos entrevistados disseram apoiar um programa de trabalhadores temporários, que poderia oferecer status legal aos trabalhadores indocumentados. Para 75% dos pesquisados os imigrantes ilegais poderiam desempenhar trabalhos que os cidadãos americanos não querem.
O diretor da pesquisa, Mark DiCamillo acredita que os resultados da pesquisa refletem o aumento no número de não-americanos vivendo no estado. “A demografia da Califórnia agora é muito diferente daquela de 20 anos atrás”, disse DiCamillo acrescentando que outros fatores que ele acredita que tenham influenciado o resultado da pesquisa são o crescimento da economia da Califórnia e o baixo índice de desemprego no estado.
De acordo com a pesquisa, a posição da população em relação a ações de ordem pública em favor imigrantes indocumentados também está mudando.
A pesquisa apontou que 44% dos pesquisados acreditam que imigrantes ilegais devem ter direito a tirar ou renovar suas carteiras de motorista, em comparação a 35% verificados no ano passado. No entanto, apenas 33% dos pesquisados com direito a voto apóiam a liberação de carteiras de motoristas para indocumentados, em comparação a 61% de não-votantes.
O ato chamado Real ID, sancionado no ano passado, requereu que os estados substituíssem as carteiras de motoristas por documentos de identificação até 2008, mas o congresso deu aos estados a opção de criar licenças específicas para imigrantes ilegais. O governador Arnold Schwarzenegger vetou tal possibilidade no ano passado.
Reshma Shamasunder, diretora da entidade Colaboração ao Bem-estar do Imigrante na Califórnia, disse que os resultados da pesquisa de campo são encorajadores porque mostram que um número maior de californianos entende a contribuição prestada pelos imigrantes.
Barbara Coe, presidente da Coalisão para Reforma da Imigração na Califórnia no entanto, está descrente com os resultados, considerando o cada vez mais elevado apoio recebido pelos grupos de patrulhas civis de fronteira e para sanções a empregadores que contratem imigrantes ilegais.
A pesquisa foi realizada por telefone com 500 californianos maiores de idade e conduzida em inglês e espanhol durante um período de duas semanas. A amostragem incluiu 337 eleitores registrados e 163 não-eleitores. A margem de erro é de mais ou menos 4,5 pontos percentuais.