5 cidades tentando competir com Vale do Silício

Por Gazeta News

O Vale do Silício é sinônimo de empresas de tecnologia como Google, Facebook e Apple. Essas empresas são as chamadas start-ups de “unicórnio”. Não, não a criatura mítica de um chifre. No jargão da tecnologia, um "unicórnio" é uma empresa start-up de propriedade privada que é altamente valorizada em mais de US $ 1 bilhão e oferece uma mercadoria rara para as massas. Desde 2018, os aplicativos populares DoorDash e Airbnb são duas das mais recentes empresas de "unicórnio". Muitas pessoas não podem imaginar ficar em hotéis agora que a facilidade e o conforto do Airbnb existem.

Estocolmo, Suécia

Lembre-se há alguns anos, quando um pequeno jogo chamado “Candy Crush” foi o jogo mais jogado no Facebook? A empresa que criou o jogo, King, está sediada em Estocolmo, na Suécia. O aplicativo de longa duração Skype e o serviço de streaming de música Spotify são apenas alguns dos sucessos deste país escandinavo. Estocolmo é agora a base de mais de 20.000 empresas iniciantes. A indústria de tecnologia na Suécia foi impulsionada pelo investimento do governo em sua internet de alta velocidade. Possui a segunda maior velocidade de internet do mundo. Os suecos experientes em computadores foram apelidados de "a super estrela tecnológica do norte" por sua crescente indústria de tecnologia.

Xangai, China

Os 1,38 bilhão de pessoas da China podem ser proibidos de acessar aplicativos monstruosamente populares, como o Facebook ou o Google, mas isso não os torna menos informatizados do que o resto do mundo. Na verdade, empresas iniciantes na China criaram suas próprias versões desses aplicativos que superam o original. Empresas baseadas na Internet passaram por um boom mundial nos anos 90. Como todas as bolhas, eventualmente estourou e só nos últimos anos essa tecnologia inovadora colocou as start-ups de volta no mapa. Agora, essas cinco grandes cidades globais estão competindo para serem nomeadas como o próximo Vale do Silício naquele mapa.