5 dicas para aprender um idioma melhor e mais rápido
1 - Técnica da repetição espaçada Para fixar o conteúdo na mente, é preciso repeti-lo várias vezes em uma mesma aula e, pouco a pouco, espaçar a repetição em dias e semanas. Um aplicativo que pode ajudar nesta questão é o Duolingo.
2 – A melhor hora para estudar é antes de dormir Estudar antes de dormir ou cochilar depois de estudar ajuda a reter as informações. Isso porque o cérebro transfere parte das memórias de curto prazo para um “arquivo”, onde são armazenadas as lembranças.
3 – Foque no conteúdo e não a língua Estudos indicam que aprendemos uma língua mais rápido quando estudamos outro assunto nessa língua do que a gramática e o vocabulário em si. Por exemplo, em vez de ensinar como se chamam alimentos em francês, seria mais produtivo aprender sobre culinária francesa em uma aula inteiramente na língua - seria uma forma mais natural de compreensão para o cérebro. Algo que também ajuda na prática da conversação.
4 – Pratique diariamente A melhor forma de reter informações é praticar um pouco todos os dias e não de forma intensiva um dia por semana. É necessário dar tempo ao cérebro para ele ler e arquivar as mensagens.
5 - Misture novas informações com conceitos já aprendidos
Usar informações novas com as já aprendidas é ideal para revisar e criar novos conhecimentos. Faça isso com textos em diferentes tempos verbais, ou com palavras que você desconhece.
