5 tendências que influenciarão as compras de Natal deste ano

Por Gazeta News

copra online

É muito cedo para falar em compras de Natal? Segundo pesquisas, não. Nas próximas semanas, ao andar por shoppings e supermercados, não será incomum ver decorações e promoções de Thanksgiving e Natal. Comerciantes já começam a se preparar logo depois do Halloween.

Segundo o National Retail Federation, os gastos em relação às festas de fim de ano crescerão 4,1%, para $586 bilhões de dólares. Esse crescimento é menor do que o ano passado, de 5,6%. Segundo o NRF, isso se deve às incertezas econômicas e às eleições.

Mesmo assim, segundo a NRF, $586 bilhões é, em média, $750 dólares por comprador. Veja 5 tendências relacionadas às compras de Natal esse ano, publicadas no site Charlotte Observer:

1. Período de compras estão começando mais cedo do que nunca É difícil dizer quem está por trás do surto de compras começarem cada vez mais cedo. Enquanto muitos consumidores lamentam as decorações de Natal cada vez mais cedo, as pesquisas também mostram que as pessoas mais do que nunca estão comprando mais cedo este ano, e os varejistas seguem o dinheiro. E essas compras antecipadas também estão acontecendo online. Recentemente, a NRF divulgou uma pesquisa mostrando que quase 62% dos varejistas vão começar a oferecer promoções de férias online logo depois do Halloween. No ano passado foram 53%. Outros 22% dos consumidores disseram que pretendiam iniciar suas compras de Natal em outubro deste ano, um aumento de 20% em relação ao ano passado.

2. Black Friday poderá perder força O dia do Thanksgiving, no final de novembro, significa preparação para a Black Friday, o dia seguinte ao feriado, marcado pela corrida ao shopping atrás de promoções imperdíveis. Mas a tendência dos últimos anos é que em vez de comprar na Black Friday, pessoas estão comprando no próprio dia do Thanksgiving. Lojas como Gap, Kmart, Target e Toys ‘R’ Us abriram no dia do Thanksgiving no ano passado, e muitos outros shoppings e varejistas começaram a abrir cada vez mais cedo, chegando a abrir à meia-noite da sexta-feira e não mais 4 ou 5h da manhã, como antes. Com a pressão para aumentar as vendas a cada ano, os varejistas que não abrem mais cedo correm o risco de ficar para trás. As compras online também estão aumentando durante o feriado em si. Cerca de 22% dos consumidores foram às compras online durante o Thanksgiving do ano passado, acima dos 15% em 2008. ComScore relatou que vendas online cresceram 18% no dia do Thanksgiving do ano passado, para $479 milhões de dólares. Mesmo assim, segundo a ShopperTrak, a Black Friday continuou sendo o dia de compras mais movimentado do ano em 2011, seguido pelo sábado antes do Natal.

3. “Layaways” estão de volta Há alguns anos, não existia mais o “layway”, que foi substituído pelo cartão de crédito como a forma mais eficaz de as pessoas comprarem. Mas com a crise de crédito, essa forma de pagamento voltou. Veja como o layaway funciona: a pessoa paga uma pequena taxa, muitas vezes de $5 dólares, e o varejista reserva sua mercadoria para você. Você faz pagamentos a cada semana por um período definido e obtém o item que você comprou quando terminar de pagar. Se você não realizar os seus pagamentos, recebe um reembolso de tudo, menos a taxa. Este ano, grandes varejistas, como a Toys ‘R’ Us e Walmart iniciaram seus programas de layaway mais cedo do que nunca. Toys ‘R’ Us está oferecendo layaway sem taxa até 16 de dezembro, uma extensão de seu prazo original, de 31 de outubro.

4. Cartões de presente continuam sendo os mais desejados Cartões de presente são os presentes mais desejados das listas das pessoas, de acordo com uma pesquisa da NRF. Dos entrevistados, 60% disseram que querem cartões de presente, seguido por roupas, em 49%, e os livros, CDs, DVDs e jogos de vídeo, com 46%. Mesmo com restrições com validade e impostos que podem ser retirados no momento da compra, os cartões de presente ainda são a opção mais segura para os consumidores. Há também um número crescente de sites, como o www.plasticjungle.com e www.giftcards.com, que permitem que as pessoas vendam cartões de presente que eles não querem, caso não queiram ir até uma loja que nunca iriam comprar. Isso dá a liberdade de a pessoa ter dinheiro na mão.

5. As vendas online continuam crescendo Vendas na internet e dispositivos móveis ainda são o segmento de mais rápido crescimento das compras de fim de ano. A NRF estima que este ano as vendas online irão crescer 12% durante as férias, para $96 bilhões de dólares. Mais da metade dos consumidores pesquisados, 52%, planejam comprar alguns presentes online este ano. Esse é o maior percentual desde a NRF iniciou suas pesquisas, que teve um aumento em 5% no ano passado. Uma vantagem disso é que a entrega gratuita é cada vez mais difundida. A NRF descobriu que nove dos 10 varejistas pesquisados oferecem alguma forma de entrega gratuita este ano para encomendas online, ou com condições como um gasto mínimo ou dentro de um prazo determinado.