62% das mulheres com câncer de mama optam pela mastectomia

Por Gazeta News

Angelina-Jolie01_0

A maioria das mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama opta pela mastectomia em vez de um procedimento menos invasivo, porém tão efetivo, que remove grande parte do seio, disse uma pesquisa.

O estudo, apresentado no American Society of Clinical Oncology, em Chicago, descobriu que 62% das mulheres com câncer de mama menores de 40 anos escolhem ter seus seios removidos. Outras pesquisas já demonstraram que mulheres que optaram por procedimentos menos invasivos com radiação têm o mesmo percentual de sobrevivência do que as que escolhem a mastectomia.

O estudo deve acalorar as discussões de que mulheres estão passando por mastectomias sem necessidade médica. Essa questão ganhou especial atenção depois que a atriz Angelina Jolie revelou que passou por uma mastectomia dupla como medida preventiva contra o câncer.

Jolie, de 37 anos, carrega uma mutação genética que a predispões a uma forma agressiva de câncer de mama. Essa revelação foi aplaudida por mostrar a difícil escolha que uma mulher encara sob o risco de adquirir a doença.