77% dos americanos jovens ignoram ser portadores de HIV

Por Gazeta Admininstrator

Uma grande quantidade de homens jovens bi e homossexuais ignora ser portadora do vírus da Aids nos Estados Unidos, de acordo com estudo realizado pelas autoridades sanitárias federais americanas divulgado nesta terça-feira.

A pesquisa, feita com 5.000 homens entre 15 e 29 anos, concluiu que 77% dos soropositivos não sabiam que estavam infectados, disse Duncan MacKellar, do Centro Federal de Controle e Prevenção de Doenças Infecciosas (CDC), que dirigiu o estudo.

Além disso, a maioria acredita ter poucas chances de contrair o vírus HIV. A metade dos homens interrogados revelou ter tido relações homossexuais nos últimos seis meses.

Esse estudo tem como objetivo advertir para o avanço da epidemia de Aids entre os jovens homossexuais e bissexuais, em parte porque "uma grande quantidade deles ignora que está infectada", revelaram os pesquisadores.

Do total de 5.600 homens entrevistados, 10% são soropositivos. As pessoas selecionadas para a pesquisa foram recrutadas especialmente em bares, lojas e parques em seis grandes cidades.

Por esse motivo, os resultados do estudo podem não ser representativos das tendências entre a população bissexual e homossexual dos EUA, explicaram os responsáveis pelo trabalho.