Como usar o Google para expandir seu negócio - Mundo On-ine

Por Marisa Arruda Barbosa

Screen Shot 2015-01-27 at 2.40.48 AM

Nessa edição, vamos explorar o Adwords, também conhecido no Brasil como links patrocinados.

Vantagem Principal: Rápido Retorno do Investimento (ROI). Desvantagem: Alto custo em longo prazo.

Como em um leilão, quem paga mais e tem um melhor gerenciamento de sua campanha, ganha o cliente.

Os links patrocinados são aqueles que ficam à direita e no topo da sua tela do Google, quando você faz uma pesquisa.

Como é o processo? Primeiramente, uma análise de palavras chave é realizada. Quanto mais busca um termo tiver, mais chances de ser encontrado pelos seus clientes a sua empresa terá.

Por exemplo, uma palavra chave, com cinquenta buscas por mês, é menos indicada do que palavras com duzentas buscas. Depois de efetuar a análise inicial, é muito importante analisar também quanto os concorrentes estão pagando por essas mesmas palavras. Quanto mais competitiva a indústria, mais caro se torna essa estratégia! Existem palavras que custam apenas alguns centavos por clique; outras, porém, custam mais de $100 dólares.

Por essa razão, essa estratégia é comumente chamada de Pay per Click, ou Pagamento por Cliques recebidos. Já que você só pagará, se receber cliques.

Se o custo médio de suas palavras for de $3 dólares por clique, e sua empresa recebe 200 cliques por mês, significa que seu investimento mensal será de $600 ($3 x 200) e seu site receberá, em média, 200 clientes em potencial no final de cada mês. Essa estratégia é uma das primeiras opções de investimento para a maioria das empresas.

Os valores de cada palavra são atualizados em tempo real e é importante estar atento para maximizar o potencial da campanha. Se o custo do clique subir muito, ou seja, se os seus concorrentes pagarem mais do que você, sem um gerenciamento eficiente, sua empresa cairá para a segunda página, onde ninguém verá o seu anúncio! Ou, se o custo descer, há oportunidade de investir em mais palavras.

Você deverá limitar o seu investimento mensal. Assim que as análises iniciais são feitas, o próximo passo será determinar o valor da verba a ser gasta, diariamente. Se a verba mensal é de $600, então a verba diária é de $20 ($600/30 dias).

Para evitar custos inesperados, quando a verba diária estipulada atingir o seu limite, o anúncio desaparecerá do Google até o próximo dia.

Para 200 cliques mensais estamos falando de, aproximadamente, 6 cliques por dia (200 / 30 dias). Por isso, uma das desvantagens dessa estratégia é o custo.

Duzentos cliques podem não trazer o resultado esperado no mês, uma vez que alguns destes cliques poderão ser perdidos. Algumas empresas usam o Adwords para achar novos clientes. Ao encontrar o seu anúncio, poderão clicar no mesmo, na tentativa de lhe vender um de seus produtos ou serviço. Além disso, apesar do Google priorizar a proteção do seu investimento, desenvolvendo sempre novas estratégias, um ou outro clique poderá vir de um de seus concorrentes. Ambas as situações poderão provocar a sua frustração, porém, no meio de cliques perdidos, muitos serão aproveitados, possibilitando vendas e gerando oportunidades para a expansão de seu negócio.

Essa campanha pode ser criada e gerenciada por qualquer pessoa, mas quanto mais conhecimento você tiver dessa mídia, melhor será a sua chance de maximizar o potencial de retorno do seu investimento. Aconselhamos gastar tempo nas análises iniciais, já que as mesmas estabelecerão uma base sólida, para toda a campanha.

Se você tem um site, nada o impedirá de usar esta estratégia. Seja na TV, rádio, jornais, revistas ou no mundo on-line, estar onde o seu cliente procura é o fundamento de qualquer estratégia de marketing bem sucedida!

Em nossa próxima coluna, exploraremos uma outra estratégia, onde o retorno do investimento será mais demorado, porém, não haverá limites de cliques. Essa segunda estratégia é conhecida como SEO (otimização de sites de busca) e é a preferida por ter um custo mais baixo a longo prazo.

Sugiro o uso combinado desses e outros esforços, para fortalecer sua marca e fazer com que clientes estejam sempre lembrando da mesma. Marketing, on-line e tradicional, são essenciais na expansão de qualquer negócio! Se tiver alguma pergunta ou dúvida, entre em contato!