$800 bi para impulsionar o crédito

Por Gazeta Admininstrator

Federal Reserve (Fed) anunciou hoje mais duas medidas para tentar combater a crise financeira e descongelar o mercado de crédito imobiliário, ao consumidor e a pequenas empresas. Ao todo, as novas iniciativas englobam até $ 800 bilhões.

No primeiro programa, de $ 600 bilhões, o Fed vai comprar títulos relacionados a hipotecas. Serão $ 100 bilhões em obrigações diretas das financiadoras imobiliárias patrocinadas pelo governo, como Fannie Mae e Freddie Mac, e dos Federal Home Loan Banks. Outros $ 500 bilhões serão usados para adquirir títulos lastreados em hipotecas garantidos pela Fannie Mae, Freddie Mac e Ginnie Mae.

"Esta ação está sendo tomada para diminuir o custo e elevar a disponibilidade de crédito para a compra de casas, o que, em troca, deve apoiar o mercado imobiliário e contribuir para condições melhores nos mercados financeiros de uma maneira geral", declarou o Fed em nota em sua página eletrônica.

Além disso, o BC americano comunicou a criação de uma linha de empréstimos (TALF,) com o objetivo de ajudar os participantes do mercado a atender as necessidades de crédito do consumidor e pequenas empresas. A idéia é fortalecer os mecanismos que sustentam créditos como empréstimos estudantis, cartões, financiamento de veículos e empréstimos a pequenas empresas.

Sob a TALF, o Fed de New York emprestará $ 200 bilhões a detentores de determinados títulos que são lastreados por esses empréstimos. As condições são que esses papéis tenham nota de crédito AAA (a mais alta) e que os créditos nos quais são lastreados sejam "novos ou recentemente originados".