90% dos brasileiros escolhem a Flórida para empreender, aponta pesquisa

Por Arlaine Castro

açai concept usa 3
  • O investimento brasileiro nos Estados Unidos aumentou 89% nos últimos cinco anos.
Um mapeamento da comunidade brasileira no estado feito pelo Conselho de Cidadãos da Flórida para o Consulado do Brasil em Miami indicou 18% de brasileiros donos do próprio negócio e 37% trabalhando de forma autônoma na Flórida. Com o aumento de brasileiros buscando abrir algum negócio, o Consulado Geral do Brasil em Miami lançou, em fevereiro deste ano, uma cartilha orientando como empreender na Flórida. O guia foi elaborado para incentivar micro e pequenos empreendedores brasileiros a investirem na região. “São três fatores que influenciam na preferência pela Flórida. O primeiro é que se trata de uma região com voos diretos para algumas cidades brasileiras; o segundo é o clima, similar ao do Brasil; e o terceiro é a presença de brasileiros na região, o que facilita a adaptação na terra estrangeira”, explica Jack Findaro, diretor financeiro da Visa Franchise. As cidades mais requisitadas pelos empresários brasileiros são Miami e Orlando, por serem regiões bem conhecidas e turísticas. Porém, também existe procura em demais municípios, como Tampa, Boca Raton e Fort Lauderdale, detalha o estudo. [caption id="attachment_152566" align="alignleft" width="300"] Proximidade geográfica com o Brasil influencia na preferência.[/caption] Os segmentos que mais se destacam nas preferências dos brasileiros segundo a pesquisa são: indústrias de beleza, de fitness, mercado de gestão de propriedade, indústria de sobremesas congeladas e indústrias de limpeza. Os investimentos iniciais variam entre $80 mil e $286 mil, conforme a área selecionada. Além da decisão sobre onde atuar, é necessário entender no que investir. Jack Findaro explica que a abertura de franquias está se tornando uma opção recorrente dos empresários brasileiros, por conta do convênio entre estabilidade e lucro. E, geralmente, franquias baseadas no setor alimentício “made in Brazil” são as que mais crescem. Água de côco, tapioca, açaí, pão de queijo, doce de leite e coxinha – hoje em dia é possível encontrar os mais diversos sabores do Brasil na Terra do Tio Sam e, especialmente, na Flórida. Imigrantes geram receita

De acordo com o American Immigration Council, empresários imigrantes na Flórida geram bilhões de dólares em receita de negócios. Pelo estado são em torno de 381.111 proprietários de empresas imigrantes que representaram 30,7% de todos os residentes independentes da Flórida em 2015 e geraram $ 5,6 bilhões em renda comercial.

Em 2015, último ano com dados disponíveis, os imigrantes representaram 61,6% dos empresários na área metropolitana de Miami / Fort Lauderdale / Miami Beach; 23,7% na área metropolitana de Orlando e 21,7% na Tampa / St. Área metropolitana de Petersburg / Clearwater, informa o American Immigration Council.

Investir do jeito certo O visto de investidor EB-5 é o mais desejado pelos brasileiros e é um caminho para se conseguir o Green Card. Os destinos em que mais se procura investir são: Nova York, Califórnia, Flórida, e principalmente, Miami e Orlando, onde tem sido cada vez mais intenso o investimento entre os brasileiros, a ponto de ocuparem a quarta posição entre os estrangeiros que mais investem nos Estados Unidos, segundo o Visa Franchise. Para obter o visto de investidor é necessário um investimento pessoal de $ 1 milhão em empreendimento do tipo comercial que possa vir a gerar, pelo menos, 10 empregos, ou por meio da aplicação de $500 mil em áreas rurais com índice elevado de desemprego.