A bruxa está solta

Por Gazeta Admininstrator

Halloween é o dia - ou melhor, a noite - em que as bruxas estão soltas. Tudo começou com os imigrantes europeus no século 19, que trouxeram para a América do norte seus costumes e tradições, algumas com origens pagãs - como o Halloween, que veio de um festival celta chamado Samhaim.

No Samhaim, o término do verão - as chamas de uma fogueira simbolizavam o sol que seria escasso durante o inverno rigoroso, marcado por um longo período de escuridão.

Nessa noite, eram abertas as portas de ligação entre o mundo espiritual e o material. Os espíritos dos mortos ficavam livres na Terra e muitos ajudavam os druidas a fazer premonições e leitura de futuro. Também as mulheres mais velhas, chamadas de sábias, acompanhadas de seus gatos pretos, adivi-nhavam o futuro e davam conselhos. Para o povo, acompanhar as profecias e orientações era de grande conforto, pois acreditavam que isso os ajudaria a protegerem-se dos perigos das trevas do inferno.
Desde então, crianças e adultos saem às ruas fantasiados, batendo nas portas dos vizinhos e perguntando: Trick or Treat?

Atualmente, os americanos gastam $ 2,5 bilhões com esta que é uma das maiores festas populares do país. Nas portas das casas, o simpático Jack-o-lantern chama os monstros, bruxas e vampiros. Tudo muito assustador!
Há uma grande discussão envolvendo o nome Halloween. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia). Entretanto, a grande maioria afirma que o nome vem do inglês All Hallows Eve - que é o Dia de Todos os Santos do catolicismo, comemorado em 1º de novembro.

Para quem pretende divertir-se no Halloween usando uma tradicional fantasia de bruxinha, o cabeleireiro e maquiador brasileiro Paulo Machado dá dicas para que você valorize o seu visual, conseguindo um efeito moderno e sensual:

Siga o passo-a-passo e se prepare para dar deliciosos sustos no Halloween.
01. O primeiro passo é cuidar do cabelo. “Se forem longos, vale a pena fazer uma escova bem lisa e deixá-los escorridos sobre o peito. Se forem curtos, ou no pescoço, é melhor prender antes de colocar o chapéu”, explica Paulo.

02. Passe uma base no tom de sua pele. Com a ajuda de um pincel de blush, espalhe pó branco uniformemente pelo rosto. “Pele de bruxa é branca. Se você tiver dificuldades para encontrar pó ou pancake nessa cor, use sombra”, aconselha Paulo. Com um pincel mais fino retoque a área dos olhos, nariz e boca.

03. Passe lápis preto nas sobrancelhas. Você pode desenhá-las de tal maneira que tenham a forma de um v invertido. Com o mesmo lápis, passe uma camada grossa na pálpebra e depois esfumace para cima com a ajuda de um pincel. O efeito é bem carregado. Use o lápis também na parte inferior externa dos olhos.

04. Ainda na pálpebra, no espaço entre o preto e a sobrancelha, utilize sombra roxa. Aplique glitter sobre a sombra. Passe bastante rímel em cima e em baixo. Para finalizar os olhos, faça o contorno da pálpebra superior com um delineador preto.

05. O blush também deve ser roxo. “Mas pode ser substituído pela sombra desta cor”. Para encontrar o local correto de aplicação do blush, faça um biquinho e passe, com a ajuda de um pincel grosso, na diagonal da boca para a orelha.

06. Faça o contorno da boca com um lápis escuro.

07. Passe um batom bem escuro (preto, roxo ou vermelho bem sangue).
Depois, passe novamente lápis no contorno dos lábios e, com a ajuda de um pincel, escureça o batom, misturando-o com o lápis.

08. Para fazer uma verruga, Paulo pega um pequeno pedaço de papel preto, o umedece e o enrola nas mãos até adquirir o formato de uma bolinha.

Depois ele cola no nariz da “bruxa” com uma gota de cola para cílios. Nas mãos, unhas postiças vermelhas, bem compridas e com desenhos de aranhas. E para fechar o figurino, o chapéu de bruxa!

Símbolos e significados:
Jack-o-lantern é a assustadora porém simpática abóbora que tem olhos, nariz e boca. Faz parte do folclore irlandês. Diz a lenda que um homem chamado Jack, trapaceiro e que costumava fazer brincadeiras satânicas, um dia conseguiu enganar o diabo e o prendeu em uma árvore. O demônio não queria ficar preso e Jack queria lucrar com seu feito. Foi então que Jack e o Diabo selaram um pacto: o demônio nunca o incomodaria ou atormentaria e em troca seria solto.

O tempo passou e Jack morreu. No céu não o quiseram, pois ele havia feito um pacto com o demônio. Mas o inferno também se recusou a recebê-lo, afinal ele tinha enganado o Diabo. A Jack então foi dada uma vela, para iluminar seu caminho na fria escuridão. Mas como fazer a vela durar toda a eternidade? Jack não se intimidou: colocou a vela acesa dentro de um nabo com pequenos furos para dar passagem à claridade.

Quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos e encontraram as abóboras, não titubearam em substituir o nabo - e assim a abóbora é, até hoje, o símbolo maior do Halloween.

Usado pelo povo para indicar aos espíritos o caminho até o outro plano, Jack-o-lantern é também uma forma de agradecimento pela colheita.
Caldeirão - Representa a essência da fertilidade. É dentro dele que as coisas se transformam: o grão se torna alimento, a raiz vira remédio. É nele que as bruxas preparam feitiços, poções e acendem o fogo para os rituais.

Vela - Indica os caminhos para os espíritos de outro plano astral. No Halloween são usadas nas cores roxa, preta e laranja.

Vassoura - Símbolo do poder feminino, é capaz de limpar o ambiente de energias negativas. É importante ficar atento, pois uma vassoura de Halloween não varre o chão. Aliás, sequer deve tocá-lo. Ela serve para varrer as más energias.

Máscaras -Personificam os espíritos, os enviados de outros planos.
Chapéus pontudos - Símbolo de hierarquia sacerdotal entre as bruxas.
Monstros - Simbolizam as transformações. É uma forma de colocar para fora tudo aquilo que não serve mais, de tirar de dentro de si tudo aquilo que está velho. E então abrir lugar para o novo.

Coroas e bastão - Símbolo de autoridade e comando, de realeza, de elevado nível cósmico.

Varinha mágica - Instrumento direcionador de energias, com ela as bruxas são capazes de invocar os deuses e de penetrar em outros planos astrais.
Cajado - Simboliza a sabedoria e o desligamento do que é material.

Animais
Gato preto - Símbolo da capacidade de meditação e de recolhimento espiritual. É um animal de elevada autoconfiança, independente, que preza sua liberdade e vive em plena harmonia com o universo. Era visto sempre ao lado de uma feiticeira, e acreditava-se que este mascote era uma bruxa disfarçada.

Morcego - Símbolo da clarividência. Não necessitam da visão ocular, e por isso representam a visão além das aparências e são capazes de captar as energias.

Coruja - Símbolo da paciência. Repre-senta a capacidade de reflexão diante das dificuldades e lucidez para encontrar saídas.

Sapo - Símbolo lunar, fortemente ligado ao poder da sabedoria feminina.
Aranha - É símbolo que representa o destino e as diferentes formas como ele se apresenta a nós. Sua teia representa o meio e a força necessária para seguir em frente.

CORES:
Roxo - Representa o equilíbrio, e por isso é a cor da magia ritualística.
Preto - Cor dos mestres. Usada nas vestes de magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral.
Laranja - Cor da vitalidade e força, capaz de anular a vampirização de energia.

Você acredita na lenda?

Para atrair um amor:
Ingredientes:
1 litro de água pura de fonte ou
mineral;
10 gramas de pétalas de calêndula;
10 gramas de flor de maracujá;
5 gramas de folhas de arruda;
5 gramas de flores de violeta.

Ferva a água em um recipiente de cerâmica. Quando estiver fervendo, vá acrescentando os ingredientes repetindo o seguinte encantamento:
“Ervas da natureza, que sentem frio e calor, envolvam todo meu ser em beleza e me tragam um novo amor”.

Apague o fogo e deixe descansar por cerca de 20 minutos com o recipiente fechado.

Coe, reserve o líquido numa garrafa e despeje um pouco da poção sobre o corpo por sete noites seguidas.
Alguém surgirá durante esse período.

Banho incentivador de prosperidade
financeira

Faça-o sempre que estiver precisando
de sorte nos negócios.

Ingredientes:
1 ramo de salsa;
1 colher (sopa) de canela em pó;
1 noz moscada ralada;
1 colher (chá) de mel;
1 colher (chá) de gengibre ralado.

Prepare o chá de forma tradicional. Dei-xe amornar e depois coe. Tome seu banho normalmente e, depois, jogue lentamente essa mistura sobre o corpo. Seque-se sem o auxílio da toalha.

Feitiço da Alegria
Faça-o para que o ambiente seja
impregnado por um clima feliz.

Ingredientes:
1 garrafa de um bom vinho;
30 gramas de verbena;
1 colher (chá) de mel

Coloque a verbena e o mel dentro da garrafa de vinho e deixe exposto ao sereno durante sete noites. Borrife sempre no ambiente e guarde-o em um local fresco e escuro.