A nova aposta do maestro João Carlos Martins

Por Gazeta Admininstrator

Um garoto violinista será um dos destaques da apresentação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins, que estará na Flórida no dia 22 de setembro.

A maioria dos garotos nascidos em 1998, se não está na escola, está praticando algum esporte ou jogando vídeo-game. Mas Lucas Targino Farias, um menino de Guarulhos, SP, é diferente.

Ele pode ser considerado “meio geninho”, um garoto “gente grande” da música clássica. Lucas pratica cerca de 5 horas por dia. O primeiro contato dele com o violino foi aos 4 anos de idade, para acompanhar o pai no coral de uma igreja evangélica. Aos 6 anos, ele começou a ter aulas com o professor Yoshitame Fukuda e atualmente estuda com Elisa Fukuda, a filha de Yoshitame.

Entre os vários prêmios que já ganhou está o de primeiro lugar, aos 8 anos de idade, no concurso “A Pauta Mágica”, em São Paulo.
Além disso, Lucas caiu nas graças do maestro João Carlos Martins, um dos maiores nomes da história da música brasileira, e virou bolsista da Bachiana Filarmônica Sesi-SP.

A estreia dele como solista foi na abertura da temporada 2011 da orquestra, na Sala São Paulo lotada. Lucas foi tão bem que mereceu destaque em um texto do renomado jornalista Ricardo Kotscho. Segundo Kotscho, a primeira apresentação de Lucas como solista, com 12 anos, apresentando-se no “Concerto Para Violino em Lá Menor”, foi o “grande momento da noite”.

Aplaudido de pé, Lucas declarou à revista Veja: “o carinho das pessoas me motiva a ser o melhor.” Agora, o menino-prodígio vem buscar esse carinho no exterior. Ele vai ser o solista nas apresentações da Bachiana Filarmônia Sesi-SP nos Estados Unidos. Serão dois concertos, com regência do maestro João Carlos Martins, um na Flórida (22 de setembro) e outro em New York (25 de setembro).

Vai ser um enorme desafio para o garoto Lucas. Além das apresentações em teatros importantes como o Broward Center (Fort Lauderdale) e o Avery Fisher Hall, no Lincoln Center em New York, o concerto vai ser histórico, com a participação de percussionistas da escola de samba Vai-Vai. Música clássica e samba, uma mistura que poucos ousam fazer. A história do maestro João Carlos Martins permite isso. E o menino Lucas Targino Farias, a partir de agora, faz parte dessa história.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI