A xenofobia e a visita que você não convidou

Por Arlaine Castro

refugiados
Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal. Todos esses países e muitos outros sofrem com a aversão a estrangeiros; repugnância a pessoas e/ou coisas provenientes de países estrangeiros – segundo descrição do dicionário Aurélio para a xenofobia. Podemos fazer uma analogia com uma visita que você não convidou, mas que assim mesmo chegou a sua casa. E então? Vai expulsá-la? um problema social e políticoMandá-la de volta para de onde veio? Fechar a porta na cara?Pode pedir que esta lhe mande primeiro um comunicado antes de fazer a visita. Como acontece com os imigrantes que querem morar legalmente em um outro país e primeira abrem um pedido para somente depois realmente irem para a terra estrangeira. Mas, a questão é muito mais grave e ampla. Assim como certas visitas, nem todos os estrangeiros conseguem ou querem avisar com antecedência. Por vários motivos. Vemos os principais de fuga de violência e pobreza extrema.

Um problema social e político

A xenofobia é um problema social e político em qualquer continente que vem ganhando proporções cada vez maiores, gerando uma ampla discussão internacional. Daí vem a questão da aversão ao imigrante que existe desde que o mundo é mundo. “Trata-se de um fenômeno que esteve presente ao longo de toda a história da humanidade e que também se faz presente nos dias atuais”, escreve Rodolfo F. Alves Pena no site em seu artigo no site Alunos Online. Como é até hoje, as migrações internacionais a partir da segunda metade do século XX e, principalmente, no início do século XXI caracterizaram-se pelo fluxo de pessoas dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, em busca de melhores condições de vida e oportunidades de emprego, cita Alves Pena.

Deslocamento humano

A busca por sobrevivência e melhores oportunidades provoca o deslocamento humano. Venezuela, Síria, Paquistão, Haiti. O que essas terras têm em comum senão a violência exacerbada e nenhuma ou pouca expectativa de vida de seus cidadãos¿ Por isso que a maior parte das imigrações que ocorrem no Globo costuma ser ilegal e enfrenta a repulsa por quem é cidadão do país escolhido. E, mesmo com maus-tratos e empregos inferiores, ainda assim são muito melhores do que na terra natal e os imigrantes acabam permanecendo. “Diante desse cenário, observa-se a formação de comportamentos e, em alguns países, de movimentos organizados em repúdio a esses fluxos migratórios e às populações estrangeiras. Desenvolve-se, então, uma relação de racismo, fruto do etnocentrismo velado na cultura dos países desenvolvidos”, explica o artigo. O problema da xenofobia é a violência. Não basta a violência psicológica causada pelo desprezo daqueles que pertencem à terra, a dificuldade de se comunicar pela língua bem diferente, ainda é preciso enfrentar as agressões físicas. Nos EUA, um senhor mexicano de 92 anos foi agredido com um pedaço de concreto em pleno 4 de julho na Califórnia sob os dizeres “Volte para o México”; em junho, uma porto-riquenha foi insultada em sua festa de aniversário no parque porque vestia uma camiseta com a bandeira de Porto Rico - ela tinha pago para usar o espaço; e em maio, um advogado de Nova York escutou dois funcionários falando em espanhol em uma cafeteria e ameaçou chamar agentes da imigração. Melhor dizendo, esses casos nada mais são do que as pessoas dizendo às visitas que elas não foram convidadas e é melhor irem embora.