Aceitação de Obama cai depois de série de polêmicas

Por Gazeta News

obama-de-olho-no-email-afpok

Um momento marcado por uma série de polêmicas provocou uma queda de oito pontos no nível de aceitação do presidente Barack Obama, disse uma pesquisa divulgada pelo canal “CNN”.

A proporção de americanos que aprova a ação de Obama caiu a 45%, o menor nível desde novembro de 2011, segundo a pesquisa da ORC International para a emissora americana. Paralelamente, 54% das pessoas entrevistadas criticam a política do presidente, nove pontos a mais que em maio.

“A queda do nível de confiança em Obama é alimentada por uma espetacular queda de 17 pontos de seu apoio entre os menores de 30 anos, que estavam, ao lado dos afro-americanos, entre os seguidores mais leais do presidente”, explicou Keating Holland, diretor de pesquisas da “CNN”. Pela primeira vez desde que assumiu o cargo, 50% dos americanos não acreditam que Barack Obama é “honesto e digno de confiança”.

O governo enfrenta há várias semanas uma série de polêmicas, a última delas relacionada com os amplos programas de vigilância desenvolvidos pelos serviços de inteligência como parte da luta antiterrorista. Uma tempestade política já havia explodido com a notícia sobre o tratamento rígido da Receita americana (IRS) aos movimentos relacionados com o setor mais conservador do Partido Republicano.

A polêmica foi seguida por outras, uma delas vinculada à atitude do governo sobre o ataque ao consulado americano na cidade líbia de Benghazi e a segunda à revelação de uma série de escutas da agência de notícias “Associated Press” (AP). Para a pesquisa, realizada por telefone, foram consultadas 1.014 pessoas entre 11 e 13 de junho.