Acervo sobre imigrantes no Brasil ajudará em processo de dupla cidadania

Por Gazeta News

imigracao-polonesa-no-brasil pixabay
[caption id="attachment_143094" align="alignleft" width="349"] A base de dados está disponível no site do Arquivo Nacional. Foto: descendentes de poloneses no Brasil. Flickr.[/caption]

O Arquivo Nacional disponibilizou uma base de dados para consulta sobre 1,3 milhão de imigrantes que desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro entre 1875 e 1910. As listas originais são manuscritas e foram digitalizadas com auxílio de 60 estagiários.

O banco de dados representa a transcrição das relações de nomes de passageiros desembarcados no Porto do Rio, de acordo com o supervisor de Documentos do Poder Executivo do Arquivo Nacional, Sátiro Nunes, que coordenou o projeto com a professora Ismênia de Lima Martins, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Facilita o acesso do usuário pesquisador às informações contidas nas relações de passageiros, o que pode propiciar almejar direitos. Com informações do estrangeiro, as pessoas podem pleitear, por exemplo, um processo de dupla cidadania”, disse Nunes. Outras questões, como direitos de propriedade, também podem ser solucionadas por meio dos dados.

História dos migrantes no Brasil

Além do caráter probatório, o banco de dados tem caráter acadêmico, porque, conforme esclareceu o supervisor, permite fazer o estudo das migrações que povoaram o Brasil do fim do século 19 até o início do século 20. A base de dados foi construída com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os dados estão disponíveis na internet, em caráter definitivo, nositedo Arquivo Nacional.

Com informações da Agência Brasil.