Acidente com um guindaste causa intenso congestionamento em Downtown

Por Gazeta Admininstrator

Os administradores da cidade de Miami disseram, ontem(18), que o congestionamento em Downtown deve ocorrer novamente hoje(19), enquanto os operários do condomínio Marina Blue continuam tentando resgatar um imenso guindaste, que causou um acidente, na manhã de segunda-feira.

O acidente vitimou um operário que caiu de um andaime que estava no 39º andar. Junto ao operário estava seu filho, que também trabalhava na construção, mas que foi salvo por uma corda de segurança. O porta-voz da polícia de Miami, Delrish Moss, disse que engenheiros da cidade não decidiram até o meio-dia de hoje(19), se iriam abrir algumas das ruas fechadas.

Mas as notícias não são tão ruins. Ao menos 40 policiais estão coordenando o tráfego durante toda a manhã, na tentativa de diminuir o tempo de engarrafamento, que pegou a maioria dos motoristas que seguiam em direção a Downtown nessa terça-feira. E a cidade tem um plano de tráfego que inclui um helicóptero, sinais eletrônicos na I95 e um centro de comando computadorizado que pode ajudar a polícia a redirecionar o trafego quando as filas de carros começarem a aumentar. Os agentes também estão enviando e-mail para os escritórios em Downtown avisando aos trabalhadores para pegarem rotas alternativas como a Miami Avenue Streets.

As ruas ao redor da construção onde ocorreu o acidente, localizada em frente à rua do American Airlines Arena, permaneceram fechadas hoje. Outras ruas que estão fechadas são: a Biscayne Boulevard e Northeast Second Avenue, entre a Northeast Sixth 12th streets.

Todo o tráfego de caminhões do porto de Miami-Dade está sendo desviado.

"As rampas de saída da I395 e o MacArthur Causeway também permanecerão fechadas no mínimo até essa manhã", alertou o chefe de polícia de Miami John Timoney. Ele sugeriu que os motoristas que vierem da I-95, de ambas as direções, usem a saída Southeast Second Street próxima ao hotel Hyatt Regency.

“Os motoristas terão que sair um pouco do seu caminho, mas, pelo menos conseguirão chegar a sua área de trabalho em downtown”, disse.

“Amanhã, quando vocês estiverem tomando seu café da manhã veja a TV local e leia o Herald”, solicitou o chefe de polícia.

O ACIDENTE.
Nessa última segunda-feira, o operário Jesse B. Morris, de 47 anos, da Douglasville Ga, caiu do guindaste do 39º andar. O condomínio em construção onde trabalhava, Marina Blue, fica entre a Northeast Eighth Street e Biscayne Boulevard. Seu filho, Jesse Morris, de 20 anos, que estava junto com ele no momento do acidente, também caiu. Porém, o cinto de segurança o salvou. Outros operários socorreram o rapaz que logo depois foi hospitalizado. Jessé teve alta nessa terça-feira.

De acordo com Bobby Richards amigo da vítima, Morris trabalhou em guindastes durante quase sua vida toda e seu filho, recentemente contratado, estava com ele há nove meses.

“O Morris mais velho caiu após ser golpeado por um braço que conecta o guindaste ao prédio”, disse Joe Ferras, engenheiro-chefe de construção na cidade de Miami . “O rompimento do braço danificou a cinta e diversas seções superiores do guindaste, porém não havia nenhum perigo real de uma queda de toda a estrutura do guindaste”, disse Ferras.

Morris fazia parte de uma equipe de operários responsáveis pela ampliação do guindaste, um processo chamado ''jumping,'' explica Ferras.

Investigadores da Occupational Safety, da Administração de Saúde e engenheiros da Morrow Equipment, distribuidores de guindastes, estão analisando o caso.