Acne: como prevenir e tratar – Parte I

Por Priscila Honorato

acne_

Quem nunca sofreu ou ainda sofre com cravos no rosto, nas costas ou no peito? Este é um incômodo que, sem dúvida, entra na lista dos Top 5 mais odiados pelas mulheres. Na maioria das vezes, nem a melhor base consegue disfarçar, não é mesmo?

De acordo com a dermatologista parceira desta coluna, Dra. Paula Marsicano, trata-se de uma doença de pele que afeta o folículo pilossebáceo, formado por uma glândula sebácea e por um “canal” no qual se forma o pelo. “A acne aparece quando este folículo é obstruído, ao mesmo tempo em que a glândula sebácea produz oleosidade em excesso”, explica.

Selecionamos as perguntas mais frequentes e a Dra. Paula respondeu todas. Confira agora:

Esta “doença” aparece mais em qual parte da vida? Ela aparece mais em homens ou mulheres?

Dra. Paula Marsicano - A acne é mais frequente na puberdade, por isso é conhecida por acne vulgar. Este é um mal que acomete ambos os sexos. Existem outras formas de acne que podem aparecer desde a infância precoce (acne infantil) até em indivíduos adultos, por causa de distúrbios hormonais, por medicamentos de uso constante, entre outros fatores desencadeantes. Aceita-se o fato de que sua prevalência varie entre 35% e 90% nos adolescentes, com incidência de 79% a 95% entre os adolescentes ocidentais e pode chegar a 100% em ambos os sexos. Em geral, observa-se que a acne acomete 95% dos meninos e 83% das meninas com 16 anos de idade.

Quais são as diferenças entre cravo, acne e comedões?

Dra. Paula Marsicano - A acne afeta os poros por onde saem os pelos (folículos pilo-sebáceos) e é causada por uma hiperatividade das glândulas sebáceas consequente de estimulação hormonal.O aumento da produção de sebo leva à obstrução dos folículos pilosos, que gera o cravo (nome vulgar dado ao comedão), isso causa a sua inflamação levando à formação das erupções próprias da acne, que num grau mais intenso forma pequenos nódulos inflamados e avermelhados.

Fatores psicológicos podem resultar no aparecimento da acne, como estresse, por exemplo?

Dra. Paula Marsicano - O que ocorre realmente é um processo de hiperqueratinização do aparelho pilossebáceo, com formação de comedões, pústulas e cistos. Fatores psicológicos e estresse podem aumentar a gravidade do quadro através de escoriações, infecção secundária por outros microorganismos e formação de cicatrizes. Alguns autores relatam que no estresse, há maior secreção sebácea secundária em função do aumento de cortisol, um hormônio que afeta o funcionamento do organismo quando é produzido em excesso.

Existem diferenças entre a acne no adolescente e no adulto? Quais são elas?

Dra. Paula Marsicano - Sim. A acne do adolescente é a acne vulgar, descrita acima com maior acometimento da face e tronco antero-posterior. Pústulas e comedões são presentes e oleosidade excessiva, também. No adulto, devem ser pesquisados distúrbios hormonais, acne por medicamentos, cosméticos e acne ocupacional, ou seja, decorrente de fatores ligados ao trabalho do paciente.

Existe alguma forma de prevenir ou minimizar o desenvolvimento da acne em todas as fases da vida?

Dra. Paula Marsicano - A melhor forma de prevenção é a limpeza e higiene facial, tratamento precoce em casos de acne severa familiar e orientação quanto à não manipulação e uso de cosméticos corretivos adequados para não gerar mais acne cosmética.

Quais são os cuidados diários recomendados?

Dra. Paula Marsicano - Os cuidados básicos ajudam bastante. A limpeza com sabonete e/ou loção adstringente auxilia no controle da oleosidade. Géis hidratantes e/ou composições oil-free com ácido salicílico em concentrações baixas também colaboram no controle da oleosidade, assim como uniformização da textura da pele. No entanto, o correto, é sempre ter a orientação de um dermatologista.