Aconselhamento financeiro pode mudar a sua vida

Por Claudia Fehribach

[caption id="attachment_95312" align="alignleft" width="219"] Palestrantes da noite: Claudia Fehribach, Fabiana Miranda, Bruno Leoncio, Sibia Nascimento e Gustavo Couto.[/caption]

Há duas semanas eu tive o privilégio de estar em contato com a nossa comunidade em Boston. Viajei junto com Gustavo Couto para participar de um superevento chamado “Vida Abundante”.

Este evento foi criado pela empreendora Cidamarie Stofell e pela educadora Sibia Keila Nascimento. Durante o evento, os brasileiros da área tiveram a oportunidade de aprender mais sobre finanças, bem-estar e como alcançar uma qualidade melhor de vida aqui, nos EUA.

A radialista Fabiana Miranda nos brindou com uma palestra cheia de positivismo sobre como vencer nas terras do Tio Sam. Sibia Keila, educadora e conselheira familiar, nos mostrou as consequências da desorganização financeira. Gustavo Couto, consultor financeiro, deu-nos o famoso “Money 101”, com o qual aprendemos as bases do processo financeiro americano. Ainda, Bruno Leoncio, “life coach”, ensinou a todos uma técnica maravilhosa para mudar o nosso estado emocional, E, para fechar a noite, a sua colunista aqui falou da importância do crédito nos EUA e como solucionar as suas dívidas de cartão de crédito.

A noite terminou com um coquetel maravilhoso, onde pude então conhecer mais de perto a comunidade brasileira de Massachusetts. Foi muito interessante notar que a nossa comunidade aqui na Flórida e em Massachusetts possam ter tantas semelhanças, apesar de estarem vivendo realidades completamente diferentes.

Percebi que uma das coisas que mais fazem falta aqui, na Flórida, para a nossa comunidade, faz falta em MA também: estou falando de “financial coaching” ou aconselhamento financeiro. A maioria das pessoas já está em um patamar financeiro bom, mas não tem a menor ideia de que isso esteja ocorrendo e, na maioria das vezes, o motivo principal é a falta de organização em nossas finanças.

Se não criamos um orçamento e o seguimos à risca, e se não damos um “update” no mesmo de vez em quando, as coisas são muito mais difíceis de se alcançar. Se não temos um objetivo traçado e com riscos calculados, a trajetória fica quase impossível.

Através de um “financial coaching”, a pessoa tem sessões que variam de 2 a 6, dependendo do seu objetivo, nas quais você terá uma hora privada com um “counselor” especializado na área financeira e que vai ajudá-lo a definir os seus objetivos e criar um plano de ação para alcancá-los.

Recentemente, a DebtHelper.com recebeu uma doação financeira do Banco Chase, que tem como propósito prover sessões de “financial coaching” para a comunidade em geral. Este serviço, quando pago, pode custar de $100 a $150 dólares por sessão (ou seja, tem um valor de mais de $700 dólares pelo programa todo). No entanto, eu estou oferecendo este serviço no momento completamente gratuito. É isso mesmo. Se você se qualificar, pode receber este serviço sem custo algum. Tenho pouquíssimas vagas disponíveis, portanto, se você ou alguém de sua família gostaria de receber este tipo de aconselhamento, por favor, entre em contato comigo o mais rápido possível, através do telefone (561) 472-8013. Eu terei o maior prazer em lhe presentear com esta oportunidade.

As sessões são de mais ou menos uma hora de duração e são feitas por telefone. Então,  onde você estiver, você poderá participar. No entanto, estas sessões estão disponíveis somente em inglês ou espanhol. Infelizmente, eu não as tenho em português, no momento.

“Financial coaching” pode mudar a vida de uma pessoa. Vamos aproveitar esta oportunidade? Brevemente terei depoimentos aqui de clientes que começaram este trabalho conosco há alguns meses e que, hoje, estão muito mais perto de seus objetivos financeiros.

Uma boa semana para todos!