Acordo de orçamento do Congresso não inclui construção do muro com o México

Por Gazeta News

fronteira com o mexico site us border patrol

O acordo de orçamento apresentado pelos líderes do Congresso, no dia 1º de maio, mantém o plano da Casa Branca para a defesa, mas não inclui recursos para a construção do muro na fronteira com o México.

O acordo deverá ser aprovado esta semana primeiro na Câmara de Representantes e depois no Senado, e irá destinar aproximadamente $ 1,1 trilhão de dólares para cobrir gastos considerados fundamentais e reserva de $ 598,5 bilhões de dólares para o setor de Defesa, um aumento de $25 bilhões de dólares ou 4,5% em relação a 2016.

O texto também inclui uma previsão de $ 1,5 bilhão de dólares para o aumento da segurança na fronteira, além da contratação de novos agentes para o patrulhamento da fronteira, aumentando recursos para as operações de prisão e deportação de imigrantes em situação irregular e que tenham cometido delitos, contratação de juízes para tribunais migratórios e construção de novas instalações para manter pessoas detidas.

A Casa Branca anunciou em março o projeto de orçamento que enviaria ao Congresso, cujo texto designava $ 2,6 bilhões ao "planejamento, projeto e construção" do controverso muro na fronteira com o México, porém, o acordo apresentado pelo Congresso não o incluiu.

O acordo permite financiar o funcionamento federal pelo menos até 30 de setembro sem o risco de uma paralisação do governo por falta de orçamento.

Com informações da Reuters.