Adolescente é atacada por tubarão em praia no nordeste da Flórida

Por Gazeta News

A adolescente Jackie Jozaitis, 16, disse que foi atacada por um tubarão na última sexta-feira enquanto surfava em passeio de férias na Amelia Island, ao norte de Jacksonville, região nordeste da Flórida. De acordo com a adolescente, ela estava praticando boogie-boarding por volta de 7:30 da manhã, quando foi mordida nos calcanhares e tornozelos. Mesmo sem ver o tubarão, a estudante do ensino médio de Sarasota, disse que sentiu a mandíbula dele em seu calcanhar. Foi quando ela nadou apressada para a costa gritando por ajuda. Adolescente é atacado por tubarão em praia da Flórida Com a ajuda de uma amiga, que pressionou a ferida para estancar o sangramento, ela pode esperar pela equipe de socorro no local. No começo, ela não sabia o que a atacou até que ela disse que viu as marcas de dentes em seu calcanhar e tornozelo. Jozaitis recebeu oito pontos e terá que usar muletas e uma cadeira de rodas para se locomover por uns dias. Com o susto, a adolescente disse que aprendeu a lição de não ir para a água no amanhecer, que é quando os tubarões mais se aproximam da costa para se alimentarem. “A principal coisa para mim agora é ter certeza do que está ao meu redor, saber o que está acontecendo, porque se eu decidisse não ir durante o nascer do sol, não descobriria que é quando os tubarões se alimentam. Nós não sabíamos disso", disse. Com informações da ABC. Pai usa drone e flagra tubarão nadando perto dos filhos na praia da Flórida Central Época de ataques e cuidados Como o verão é a época em que os tubarões mais se aproximam da costa e nadam em águas mais quentes, as praias da Flórida são visitadas com mais frequência por eles. Por isso, todo o cuidado é pouco e obedecer aos avisos de segurança para não entrar na água ou evitar certos horários em que eles mais aparecem, pode evitar um ataque. Segundo as autoridades, dentre os principais cuidados, estão:
  • Evite usar joias. O brilho da prata na água pode parecer similar às guelras de peixe e fazer as pessoas parecerem “comida de peixe”, dizem os especialistas.
  • Salva-vidas alertam que o anoitecer ou o amanhecer são horas em que os tubarões estão mais ativos. Os especialistas também recomendam que os nadadores evitem áreas com iscas ou pequenos peixes de prata comuns nas dietas dos tubarões.
Aumento de ataques A Flórida registrou 16 ataques de tubarão dos 32 não provocados em 2018, a maior parte de qualquer estado dos EUA, de acordo com o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão do Museu de História Natural da Flórida. Só este ano, pelo menos três ataques foram relatados em praias da região central e sul do estado. Brevard é o segundo condado com mais registro de ataques de tubarão, com 147 ataques registrados desde 1882. O condado com mais ataques relatados é Volusia, com 303 ataques nesse período. 2019 teve seu primeiro ataque fatal de tubarão dos EUA, com um homem morto recentemente na costa do Havaí. Na Flórida, apesar dos ataques, ainda não houve vítima fatal.