Adolescente morre vítima de ameba comedora de cérebro, no Texas
Um adolescente de 14 anos morreu depois de ter contato com uma rara ameba enquanto nadava em um lago em Houston, no Texas. Familiares disseram em um post no Facebook, no dia 29, que Michael Riley Jr. não resistiu a uma infecção cerebral por causa da ameba que come cérebro.
O menino, que praticava atletismo, começou a ter dor de cabeça e febre uma semana depois de nadar com alguns amigos, em 13 de agosto. Uma ameba do tipo “naegleria fowleri” entrou por seu nariz e começou a atacar as células em seu cérebro, afirmaram os médicos. A ameba causou uma doença chamada meningoencefalite amebiana primária.
A família dele criou uma página no Facebook para ajudar a aumentar a conscientização sobre a doença e publicou um texto onde lamentou a morte do menino. "É com o coração pesado que nós dizemos a vocês que Michael John Riley Jr. perdeu sua batalha na terra, mas ganhou uma vitória com o seu lugar nos braços de nosso Senhor Jesus Cristo", diz a mensagem dos parentes.
De acordo com a reportagem da "KTLA", casos como esse são raros e foram registrados 133 casos nos Estados Unidos nas duas últimas décadas, segundo o Centro de Controle e Prevenção de doenças do país. Entre 1962 e 2014, apenas três indivíduos infectados sobreviveram.
Amebas comedoras de cérebro são, normalmente, encontradas em água doce, fontes termais e piscinas sem cloro. Fonte: NY Daily News e CBSNews.
