Advogada Iara Morton comemora 15 anos de atuação

Por Gazeta News

iara N. morton

A advogada brasileira, Iara Nogueira Morton, comemora, nesse mês de maio/2014, 15 anos de uma vitoriosa atuação nos EUA. Desde sua formatura em Direito, na Califórnia, até o presente, determinação e sucesso sempre fizeram parte de sua carreira. Nessa entrevista, ela conta à Márcia Spínola um pouco da sua trajetória pessoal e profissional.

Dra. Iara, o que te trouxe aos EUA? Mudei-me permanentemente para a Califórnia em fevereiro de 1991, após casar-me com meu ex-marido americano, quem conheci no Brasil em 1989. É daí que vem o sobrenome Morton, que mantenho até hoje, pois descobri que meu nome é singular, sou a única “Iara Morton”! O que você fez antes de mudar-se definitivamente para os EUA? Num rápido resumo, frequentei bons colégios, entrei na universidade com 17 anos, viajei pelo mundo com minha família, vivi nos EUA por 1 ano e na Europa por 6 meses. Aprendi inglês, espanhol, francês, italiano, e tive também um excelente cargo na extinta Pan American Airways.

E quando é que o direito entrou na sua vida? Após mudar-me para a Califórnia, obtive meu bacharelado na Universidade da Califórnia, em Irvine, e em seguida ingressei na escola profissional de direito, pois direito aqui é um nível além de bacharelado, com 3 anos de estudos a tempo integral ou 4 anos. Naquela altura, era aparente que tinha opiniões fortes e que gostava de prevalecer em qualquer argumento. Ademais, fascinada com o sistema judicial americano, ficou claro que advocacia era meu chamado.

É sabido que é difícil ingressar e sobreviver nas escolas de Direito nos EUA, sem dizer no desafio de passar na prova do Bar para se obter licença para advogar. Como foi a sua experiência? Foi a melhor decisão que já fiz na minha vida! Adorei a escola de Direito e, confesso, curtia estudar para as provas do Bar. Passei na primeira tentativa tanto para o Bar da Flórida quanto o de Nova York, e fui automaticamente admitida em Washington DC. Se você gosta dos temas de estudo, não é tão duro - é um desafio bem-vindo. E 15 anos mais tarde, o que você tem a dizer sobre sua carreira como advogada nos EUA? Apesar das intensas horas e do estresse, que sorte, prazer e privilégio! Advogar aqui é gratificante, pois o sistema funciona. Não é perfeito, mas é o mais eficiente do mundo. E, a melhor parte, o que digo com humildade e gratidão, é sentir que já fui canal para trazer melhoria de vida para mais de mil clientes através do direito imigratório, empresarial, de família e em favor daqueles que foram vítimas de acidentes. Serei sempre grata aos nossos clientes que são, na vasta maioria, nossos porta vozes e nossa melhor propaganda.

E daqui para frente? Continuar aprendendo sempre, lutando com a mesma intensa garra e paixão por todos que depositam a confiança, suas metas e suas causas, em nosso escritório. Onde estão localizados os escritórios da Nogueira Morton? Nosso escritório principal está em Miami, na 1395 Brickell Avenue, mas temos escritórios satélites em Fort Lauderdale e agora em Orlando. Ofereço também consultas gratuitas nas primeiras quartas-feiras do mês, das 18 às 20 horas, na Primeira Igreja Batista do Pastor Silair Almeida, em Pompano Beach.