Advogada Ingrid Domingues esclarece dúvidas sobre vistos e outros assuntos de imigração

Por Gazeta News

De:Poliana Assunto: Visto

Pergunta: Fui para os EUA com 20 anos, em 2005. Por ter entrado pelo México, tive ordem de deportação, porém não compareci à Corte. Sendo assim, tive uma ordem de deportação espontânea. Vivi nos EUA até outubro do ano passado, quando voltei para o Brasil com minha filha de 4 anos, que é americana. Minha sogra, que vive nos Estados Unidos, disse que eu tenho que ir ao consulado americano o mais rápido possível comunicar minha volta para o Brasil, afim de eles estipularem minha punição, ou seja, 5 ou 10 anos sem entrar na América, para que no futuro, caso minha filha (americana) resolva viver ou estudar na América, eu tenha hipótese de conseguir um visto. Eu realmente tenho que me dirigir ao consulado americano aqui no Brasil para comunicar minha volta ou se passar os 10 anos poderei tentar um visto? Meu medo é daqui a dez anos tentar o visto e pegar mais dez por ter vivido ilegal.

Dra. Ingrid: Se você não compareceu à Corte, você realmente foi deportada em ausência. O importante é saber quando você foi deportada. Se tudo isso ocorreu a cerca de 2005, mais ou menos, e você permaneceu nos EUA mesmo após a ordem de deportação, será difícil você conseguir um visto de turismo para regressar um dia. Quanto a você se apresentar no Consulado Americano, isso depende de você – como já se passaram vários meses que você voltou ao Brasil, se você se apresentar ao Consulado Americano será um gesto de boa vontade da sua parte e, talvez, no futuro, você consiga um visto. Lembre-se que mesmo se apresentando, será difícil conseguir um visto. O fato de se apresentar talvez lhe ajude no futuro.

____________________

De: Maria Assunto: Renovação de green card

Pergunta: Meu green card era de 10 anos e expirou em 2010. A última vez que estive nos EUA foi em 2002. Existe alguma possibilidade de renovar meu greencard ou conseguir uma re-entry permit? Obs.: Tenho uma filha americana e 2 filhos que são cidadãos americanos.

Dra. Ingrid: Como você não está morando nos EUA, será muito difícil renovar seu green card. Uma pessoa com green card não pode morar no Brasil e passear nos EUA. Não há como renovar com você no Brasil. Um re-entry permit após 11 anos não é viável.

____________________

De: Rodrigo Assunto: Voltar aos EUA

Pergunta: Eu entrei nos EUA pelo México, em 2006, fui pego pela imigração e fui solto porquer paguei fiança. Tive Corte e não compareci. Voltei em 2011, tive conta em bancos aluguel e contas em meu nome. Tenho uma filha de 2 anos que nasceu aí. Como fazer para conseguir entrar nos EUA novamente, principalmente quando minha filha quiser conhecer o país dela.

Dra. Ingrid: Você terá que fazer seu pedido de visto – infelizmente não há como prever se o Consulado irá lhe conceder tal visto.

____________________

De: Januario Viana Assunto: Voltar e investir nos EUA

Pergunta: Morei nos Estados Unidos de 2001 a 2006 com minha família, peguei o visto de turista e lá fiquei ilegal. Na qualidade de funcionário público, pedi que uma parente minha aqui, no Brasil, fosse prorrogando a minha permanência. Nos EUA tive casa, carro e trabalhei com Social tirado em Utah. Ocorre que estou querendo comprar uma casa na Flórida e estou querendo voltar pra passear. Será que isto é possível?

Dra. Ingrid: Primeiro, qualquer pessoa pode comprar um imóvel na Flórida sempre e quando tem os fundos para fazê-lo. Segundo, para você voltar, você terá que fazer seu pedido de visto de turismo junto ao Consulado Americano. Você só irá saber se seu visto será concedido quando fizer o pedido.

____________________

De: Sheyla Assunto: Legalizar o cônjuge

Pergunta: Me tornei cidadã americana através de um casamento que resultou em divórcio. Conheci outra pessoa que entrou nos EUA ilegal e tivemos um filho. Um tempo depois voltamos para o Brasil e estou planejando voltar a morar nos EUA , mas não sei se residindo aqui (Brasil) posso peticionar para meu marido entrar legalmente. Tentei entrar em contato com alguns advogados no Brasil e nos EUA, mas cada pessoa diz uma coisa diferente. Estou muito confusa, pois sei que tomando um passo errado posso colocar tudo a perder.

Dra. Ingrid: Você deve se dirigir ao Consulado Americano na cidade mais próxima da sua residência. Eles poderão lhe informar o caminho, de acordo com as exigências deles. Esta será a melhor maneira para você e seu marido.

____________________

De: Patricia Assunto: Visto Pergunta: Moro nos EUA há 1 ano e 9 meses. Estou como aupairm com visto de estudante e trabalho (J1). Meu visto vence dia 27 de dezembro e estarei retornando para o Brasil porque eu não quero ficar ilegal aqui, mas pretendo e quero muito voltar pra cá no máximo em junho do ano que vem. É mais fácil eu aplicar para o visto de turista ou estudante? Existe um limite de tempo para que eu possa fazer isso?

Dra. Ingrid: Você poderá tentar um ou o outro. Se for um visto de estudante, você terá que escolher uma escola adequada e que possa lhe emitir um I-20. Ou de estudante ou de turismo, você só irá saber se irá conseguir quando fizer o pedido. Boa sorte!

____________________

De: Lucas Assunto: Autorização para menor Pergunta: Minha esposa tem 17 anos e gostaria de saber se ela precisa de autorização dos pais para tirar o visto e ir para os Estados Unidos comigo?

Dra. Ingrid: Esta pergunta Lucas deve ser dirigida às autoridades brasileiras.

____________________

De: Robson Borges Assunto: Visto na Europa

Pergunta: Eu moro na Inglaterra e tenho passaporte italiano. Queria saber se posso obter o visto americano por aqui?

Dra. Ingrid: Você pode tentar o visto no Consulado Americano em Londres.

____________________

De: Fernanda Assunto: Conexão nos EUA

Pergunta: Fui deportada dos EUA. Eles alegaram que fiquei ilegal, pois mudei o visto de turista para estudante. Gostaria de saber se posso fazer conexão de voo que passam pelos EUA.

Dra. Ingrid: Você não pode “entrar” nos EUA sem um visto, portanto, eu perguntaria a sua companhia aérea como será a “conexão” e por quando tempo,pois se você tiver que passar na alfândega/imigração, terá problemas.

____________________

De: Fabiane Assunto:

Pergunta: Permaneci ilegal nos Estados Unidos com visto de estudante por 2 anos e 2 meses. Voltei em dezembro de 2007. Em novembro de 2011, tentei o visto de turismo para visitar o país com meu marido, que ainda não conhece. Falei a verdade no formulário e que fiquei ilegal por 2 anos. Me arrependo de ter falado a verdade, não sei se eles têm controle disso, mas tive o visto negado. Não tenho a menor intenção de morar lá, tenho marido aqui,carro, apto e terreno quitados e um trabalho de 4 anos bem remunerado. Será que vou pagar o preço e nunca mais conseguir entrar para passear? Será que numa próxima tentativa, eu não deva colocar que fiquei lá por 2 anos?

Dra. Ingrid: Nunca se deve mentir num pedido de visto mas, infelizmente, a verdade poderá lhe prejudicar. Não há como prever se um visto lhe será concedido no futuro, mas o fato de ter passado um período ilegal será um problema por muito tempo.

____________________