Aeroportos brasileiros poderão fazer triagem de imigração americana

Por Gazeta News

customer-and-boarding-protection-usa
[caption id="attachment_129765" align="alignleft" width="225"] A proposta é realizar o processo de triagem imigratória ainda no Brasil. Foto: U.S Customs and Border Protection.[/caption]

O Homeland Security Department (Departamento de Segurança Nacional) selecionou 11 novos aeroportos em nove países para receberem o US Preclearance - um programa que permitirá aos agentes americanos de imigração e alfândega fazerem a triagem de passageiros destinados aos Estados Unidos antes do embarque, ainda no Brasil.

Entre os aeroportos brasileiros selecionados estão o de Guarulhos (SP) e o Galeão (RJ).

A proposta, anunciada na sexta, dia 4, é ajudar a reduzir o atraso dos voos e facilitar a vida dos passageiros que têm conexão nos Estados Unidos e que muitas vezes enfrentam longas filas para a imigração no momento do desembarque.

Fazendo os procedimentos imigratórios no Brasil, os passageiros desembarcariam nos Estados Unidos como se estivessem em voos domésticos, sem precisar enfrentar filas.

Os aeroportos selecionados junto com os brasileiros foram: Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México, Milão, Roma, Edimburgo, Osaka, St. Maarten e Islândia. Atualmente, apenas seis têm o US Preclearance.

No entanto, não há um prazo definido para que a medida seja implantada. É necessário acordo assinado entre o governo brasileiro e americano para que isso se torne realidade.

Com informações da Agência Reuters.