Aeroportos estritos no controle de armas

Por Gazeta Admininstrator

Cerca de 200 pessoas foram presas no ano passado no controle de segurança dos três maiores aeroportos do sul da Flórida, muitos por estarem trazendo armas, facas e outras, objetos considerados letais.

Agentes de segurança dos três aeroportos interceptaram mais de 55 mil artigos em 2010. Nenhum dos detidos, porém, tinha qualquer ligação com o terrorismo, disse a polícia. No entanto, a captura era vital para a missão da Transportation SecurityAdministration.

“Nosso trabalho não é só para ter certeza de manter os terroristas fora de aviões, mas também para ter certeza de que detectar é prevenir”, disse Tim Lewis, diretor de segurança da TSA, em Fort Lauderdale-Hollywood International Airport. “Ninguém quer estar sentado em um avião ao lado de um terrorista, ou o membro de uma gangue violenta ou outra pessoa nefasta com uma arma ou uma faca”.

Para ser preso, um viajante deve violar a lei estadual ou federal, como a tentativa de levar uma arma não declarada para dentro do avião. Ou então deve haver a intenção de enganar os agentes de segurança.

Por exemplo, se um viajante é surpreendido com um estilete utilizado para trabalhar dentro de sua mala de mão, o item será apreendido mas o passageiro provavelmente será interrogado. No entanto, se a pessoa tenta esconder os estiletes sob a roupa, ele ou ela provavelmente será preso, disse o presidente Roy Liddicott, oficial comandante do aeroporto de Fort Lauderdale.

“Se é o que chamamos de ‘artisticamente escondido’, então é uma história diferente”, disse ele.

O foco principal da TSA é parar um ataque terrorista. E enquanto as autoridades federais descobriram apenas três incidentes graves nacionalmente envolvendo aviões dos EUA desde 11 de setembro de 2001, a agência diz que não tem planos para abrandar o rastreio.

No ano passado, 14 armas foram interceptadas no aeroporto de Fort Lauderdale, 12 em Miami e uma em Palm Beach.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI