Afirmações sobre Israel s? 'justas', diz presidente do Ir? size=

Por Gazeta Admininstrator

O presidente do Ir? Mahmoud Ahmadinejad, reiterou nesta sexta-feira durante uma manifestação em Teer?as afirmações que fizera na quarta-feira de que Israel deveria ser "eliminado do mapa".
O presidente iraniano disse que suas cr?icas foram "justas" e que as cr?icas que ele vem recebendo da comunidade internacional "n? t? qualquer validade".

Dezenas de milhares de iranianos participaram na capital do Ir?da manifestação, que ?organizada todos os anos na ?tima sexta-feira do m? sagrado mu?lmano do Ramad?para que os iranianos mostrem solidariedade pela causa palestina.

Gritando "morte a Israel, morte aos sionistas", os manifestantes queimaram bandeiras israelenses e carregaram placas com a frase pol?ica do Ahmadinejad.

"Palavras da nação"

"Minhas palavras foram as palavras da nação", disse o presidente do Ir? de acordo com a ag?cia estatal iraniana Irna. "O Ocidente ?livre para comentar, mas as reações n? t? validade."

O coment?io original de Ahmadinejad fez com que o governo de Israel solicitasse uma reuni? urgente do Conselho de Seguran? da ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir poss?eis medidas contra o Ir? Antes, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, j?havia pedido que o pa? fosse expulso da organização.

A maioria dos l?eres do mundo ?abe n? demonstrou opini? em relação ? afirmações de Ahmadinejad, mas alguns, como o negociador palestino Saeb Erekat, romperam o sil?cio.

"Os palestinos reconhecem o direito do Estado de Israel de existir e eu rejeito esses coment?ios", disse ele.

O premi?da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que o presidente iraniano precisa "demonstrar moderação pol?ica". O Egito, que tem um tratado de paz com Israel, tamb? rejeitou a postura de Ahmadinejad.

Por sua vez, em uma rara repreens? a um pa?-membro da organização, o secret?io-geral da ONU Annan lembrou ao Ir?que, como signat?io da Carta da ONU, concordou em n? amea?r usar for? contra uma outra nação.