Agente do ICE é acusado de receber suborno

Por Gazeta Admininstrator

Autoridades estão investigando um agente federal de Miami suspeito de aceitar mais de 100 mil dólares em subornos de um informante confidencial do governo, de acordo com várias fontes familiarizadas com o assunto. O informante teria pago a propina para o agente do Immigration and Customs Enforcement (ICE), Juan Martinez, em troca de permissão para entrada temporária de colombianos e pessoas de outras nacionalidades nos EUA.

Martinez, que foi policial em Miami, investigava cartéis da Colômbia, grupos paramilitares e traficantes de droga. Seu advogado, Marty Raskin, não quis comentar o caso.

O porta-voz do ICE, Ivan L. Ortiz-Delgado, também não quis comentar, dizendo que a “Lei de Privacidade ICE o impede de comentar mais sobre as especificidades da situação de Martinez com a agência”.

O informante confidencial do ICE, José Miguel Aguirre-Pinzon, foi acusado pelo Ministério Público dos EUA em meados de abril, acusado de pagar um suborno de $109 mil “para um funcionário público, com a intenção de influenciar qualquer ato oficial”. O funcionário público não foi identificado no documento do tribunal.

Segundo fontes, Martinez foi supostamente receber propinas do informante confidencial do ICE depois de vender os benefícios de entrada no país aos colombianos. Normalmente, as autoridades dos EUA concedem o benefício de entrada temporária no país a membros de família em perigo por causa de traficantes de drogas, além de testemunhas do governo, que estão ajudando o Departamento de Justiça em investigações criminais.

Aguirre-Pinzon não foi declarado culpado pelas acusações de suborno, o que acarreta uma pena máxima de 15 anos de prisão. Seu advogado, Ricardo Corona, se recusou a comentar.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI