Agente policial do Alaska é imigrante indocumentado

Por Gazeta Admininstrator

ANCHORAGE | Durante seis anos, um homem conhecido como Rafael Espinoza era conhecido entre seus colegas como um agente de polícia exemplar na maior cidade do Alaska. Isso tudo acabou na semana passada quando autoridades descobriram que na verdade se tratava do cidadão mexicano Rafael Mora López, que entrou nos Estados Unidos ilegalmente e roubou a identidade de outro homem.

“Ele tem a reputação de um agente esforçado, muito profissional”, disse o chefe de polícia de Anchorage, Mark Mew, no dia 22, ao anunciar a detenção de López. “Evidentemente o problema é que ele não é Rafael Espinoza”.

O promotor assistente dos EUA, Thomas C. Bradley disse que as autoridades descobriram a identidade assumida depois de ele ter aplicado para renovar seu passaporte americano em janeiro.

López foi declarado inocente de uma acusação de fraude de passaporte em um tribunal federal no dia 22. O Departamento de Estado, o Departamento de Segurança Interna e a Polícia de Anchorage ainda estão investigando o caso, afirmou a Procuradoria.

De acordo com um comunicado da Procuradoria, os investigadores encontraram “documentos que comprovam a verdadeira identidade de López,” durante uma busca em sua casa.

A pena máxima para fraudes de passaportes é de 10 anos, afirmou a Procuradoria dos EUA. As autoridades disseram que López não tinha permissão para estar no país e pode enfrentar acusações adicionais.

Estações de televisão locais informaram que López proferiu apenas uma frase quando deixou a sala do tribunal: “Eu estava muito orgulhoso de servir a comunidade”. Ele deverá permanecer preso enquanto a investigação é realizada. Sua audiência será no dia 27 de junho.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI