Agentes de burca capturaram líder da Al-Qaeda

Por Gazeta Admininstrator

O número três da Al-Qaeda, o líbio Abu Faraj Farj al Liby, foi presos por agentes paquistaneses que usavam burcas com disfarce, relata a BBC. Com os traje feminino que se tornou um sinônimo de costumes muçulmanas severos, os policias cercaram a motocicleta onde Al- Liby estava.

O terrorista, que estava na garupa, fugiu correndo e sob tiros. Ele conseguiu esconder-se numa casa. Os agentes, então, lançaram gás lacrimogêneo no lugar. O suspeito, que havia sido reconhecido por fotos publicadas em jornais, saiu da casa desarmado, com as mãos para o alto e a cabeça baixa. Com ele, apenas um celular foi encontrado.

Al-Liby estava na localidade de Mardar, no Waziristão, uma região próxima da fronteira com o Afeganistão, dominada por líderes tribais que vem dando ajuda a combatentes da Al-Qaeda. Acredita-se que Osama Bin Laden também possa estar ali.

O número três da Al-Qaeda, acusado de ser o mentor de duas tentativas de assassinato do presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, está detido em local não revelado. As autoridades do Paquistão disseram que não pretendem extraditá-lo de imediato para os EUA.

Apesar de os Washington dizer que colaborou com dados do que chama de inteligência humana - informantes -, o Paquistão diz que mérito da prisão é dos serviços de espionagem do país.

- Foi tudo um show do ISI. Chegamos ao lugar depois de ouvir tiros - disse à BBC Amanullah Khan, o superintendente assistente da polícia da cidade de Mardan, palco da operação, referindo pela sigla em inglês aos Inter-Serviços de Inteligência.