Águas-vivas invadem as praias do sul da Flórida

Por Gazeta Admininstrator

Quem foi à praia no último final de semana percebeu que a costa estava cheia de pontinhos azuis devido a uma invasão de águas-vivas, mais precisamente caravelas, (em inglês, man-of-war).

As caravelas visitam a nossa costa nos invernos e no início da primavera, empurradas por ventos sudeste, mas neste ano, o número de “visitantes” foi muito maior que o normal.

Centenas de pessoas foram queimadas durante o final de semana. Em Fort Lauderdale, salva-vidas trataram 122 pessoas no domingo e 25 na segunda-feira. Em Delray Beach, 197 pessoas foram atingidas no domingo, e entre 30 e 35, na segunda-feira.

As caravelas gostam de águas quentes, e às vezes viajam em grupos de mil ou mais. Mas com a chegada de uma frente fria elas devem estar longe das costas da Flórida no final de semana do dia 12.

Como as caravelas ainda podem reaparecer em massa, siga algumas precauções caso seja queimado.

Saia da água imediatamente – Embora isso não seja comum, algumas pessoas podem sofrer com reações alérgicas fortes em apenas alguns segundos e correr o risco de afogamento.

Não encoste, esfregue ou coce a queimadura - Pernas e barriga são as áreas mais atingidas pela água-viva, que, em contato com a pele, libera filamentos chamados de nematocistos. Quando a pessoa coça ou esfrega o ferimento, os cistos se rompem, liberando o veneno na pele.

Enxágue a região queimada apenas com água salgada ou soro fisiológico gelado - A água doce rompe os cistos e ajuda a envenenar ainda mais a pele, assim como a água quente. Apesar de não ter comprovação científica, o vinagre, por ser ácido, também ajuda a fazer os cistos se soltarem da pele.

Urinar na queimadura não é uma boa ideia - Apesar da crença popular ter um fundo de verdade (a acidez da urina ajudaria a eliminar os cistos), poucas pessoas têm a urina com o teor de acidez necessário para aliviar a dor. Melhor é lavar com água do mar.

Procure um médico se sentir dores de cabeça, enjôos, coceira ou muita dor -Isso pode ser sinal de alergia ao veneno ou intoxicação.

Cuidado ao ajudar os outros - Muitas mães acabam se queimando ao ajudar seus filhos porque tocam na queimadura e acabam rompendo os cistos venenosos.

Não use pomadas com cortisona ou outros medicamentos para queimaduras - Compressas geladas são a melhor forma de aliviar a dor depois da remoção dos cistos. Só use pomadas com recomendação médica e nunca coloque óleo, pasta de dente, manteiga ou gelo em cima da ferida.

Se estiver com muita dor, tome um analgésico - A dor da queimadura varia de acordo com a espécie e a área atingida e costuma durar de 30 minutos a 24 horas.

Proteja a pele nas semanas seguintes - Como a área vai estar mais sensível, proteja a região com filtro solar e cremes hidratantes, e evite a exposição solar para não ficar com manchas no local.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI