Ajuste suas contas e saia do vermelho em 2006

Por Gazeta Admininstrator

Sair do vermelho, diz o economista Meir Statman, é o equivalente financeiro a tentar parar de fumar. Já diz o velho ditado... “de boas intenções o inferno está cheio”, ou seja, não é suficiente querer, é preciso fazer. Por isso, se você pretende iniciar 2006 acertando as finanças, fique atendo às dicas dos especialistas.

1. Você não precisa, literalmente, cortar os seus cartões de crédito, mas é necessário aprender a utilizá-los de forma moderada, se você realmente tem intenção de equilibrar seu orçamento.
2. Para os gastos diários, separe uma certa quantia em dinheiro, suficiente para a semana. Você vai perceber que passará a tomar melhores decisões de compra quando tiver o dinheiro contado.
3. Quando a compra só puder ser feita com cartão, como compras online, por exemplo, utilize o cartão de débito. Assim você não corre o risco de gastar mais do que pode pagar.
4. Deixe os cartões em casa. Guarde-os em um lugar que não seja facilmente acessível.
5. Não encerre suas contas. Ter crédito disponível ajuda a melhorar o seu “credit score” (histórico de crédito).
6. Faça um esforço para nunca pagar o valor mínimo do cartão de crédito. Assim você evita drenar o seu orçamento com o pagamento de juros. Tente liquidar as faturas integralmente a cada vencimento.
7. Compare preços antes de comprar. Evite compras por impulso. Vontade é coisa que dá e passa.
8. Considere a possibilidade de fazer um “balance transfer”. Busque ofertas de cartões que não cobram taxa anual, ou que disponibilizam 0% de “introductory rate”no primeiro ano, ou índices baixos de 13% ou menos.
9. Negocie com a sua operadora de cartão de crédito. Ligue e diga que pretende transferir a sua conta para outra operadora, a não ser que suas taxas sejam reduzidas. De acordo com Scott Bilker, autor do livro “Livre-se de suas dívidas de cartão de crédito”, se você tem um crédito igual ou superior a 750 pontos, tem condições de conseguir taxas de crédito de 10%. Mesmo com menos de 650 pontos, diz ele, é possível conseguir reduzir as taxas inicialmente oferecidas pelos cartões para crédito.
10. Finalmente, desenvolva uma estratégia para pagar as suas contas já existentes. Para isso, reúna todos os seus extratos bancários e de cartão de crédito e calcule o pagamento mínimo e taxas de juros para cada fatura. Isso vai ajudá-lo a definir em que ordem você deve começar a liquidar as suas faturas. No endereço a seguir você conseguirá calcular quanto tempo levará para liquidar todas as suas dívidas de cartão de crédito: http://cgi.money.cnn.com/tools/debtplanner/debtplanner.jsp
11. Focalize-se no cartão que tem a conta mais elevada. Pague o máximo que puder deste cartão a cada mês e somente faça o pagamento mínimo dos demais cartões. Quando o primeiro cartão estiver liquidado, use a mesma estratégia para os demais.
12. Pagar depois do vencimento é o pecado capital no mundo do gerenciamento de contas. As multas por atraso chegam a 30%, além da perda de pontos em seu histórico de crédito.