Alckmin e Garotinho sobem em pesquisa Datafolha

Por Gazeta Admininstrator

A última pesquisa Datafolha, divulgada nesse domingo, mostra que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), subiu 6 pontos nas intenções de voto à Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estagnou.

Segundo a pesquisa o tucano passou de 17% para 23%, num cenário em que o candidato do PMDB é Anthony Garotinho. Esse que também teve um acréscimo de 1%, passando de 11% para 12%. O atual presidente Lula oscilou de 43% para 42%.

Essa é a primeira pesquisa eleitoral realizada após a definição do candidato do PSDB à Presidência.

Se as eleições fossem hoje a diferença entre Alckmin e Lula no 2º turno, também seria menor, segundo mostrou o levantamento, o presidente baixou dos 53% para 50%, e o governador aumentou de 35% para 38%.

A pesquisa realizada pela Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população acima de 16 anos é tomado como o universo da pesquisa.

O Datafolha ouviu 3.801 pessoas em 180 municípios de todas as unidades da Federação, entre os dias 16 e 17 de março de 2006. A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 3038/2006.