Alckmin vence onde há menor exclusão social

Por Gazeta Admininstrator

Praticamente três em cada quatro eleitores dos 101 municípios com maior exclusão social votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PCdoB/PRB) no primeiro turno da eleição presidencial. Ele teve 72,48% dos votos, contra 22,88% de Geraldo Alckmin (PSDB/PFL). O eleitorado desse universo é de 910,4 mil pessoas.

Já nas 103 cidades onde a exclusão social é menor, Alckmin obteve 48,70% dos votos, contra 36,58% de Lula. O número de eleitores nesses municípios é bem maior: 29,2 milhões.

Dos 10 municípios com maior índice de exclusão, um fica no Nordeste (Pernambuco) e os demais no Norte. Lula venceu Alckmin nas duas regiões.

Dos 10 com menos exclusão, dois estão em estados onde Lula levou a melhor (Espírito Santo e Rio de Janeiro), e os demais, onde o adversário teve mais votos: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O líder da lista é São Caetano do Sul (SP), cidade que também tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O índice de "exclusão social" foi calculado segundo os critérios da obra Atlas da Exclusão Social, do economista Márcio Pochmann. Os indicadores considerados para calcular a exclusão social de um município são: desigualdade de renda, emprego, pobreza, escolaridade média, analfabetismo, presença de crianças e adolescentes na população e indicador de violência.

Agência Brasil