Alerta de viagens dos EUA pode trazer ansiedade durante as festas

Por Gazeta News

Security_in_Manchester_aeroport

Depois que o Departamento de Estado americano emitiu um alerta global de viagens, milhões de pessoas viajando no Thanksgiving ou na temporada de festas poderão ficar ainda mais ansiosas que de costume, especialmente quando se tratar de viagens internacionais.

O alerta adverte que cidadãos americanos tenham consciência dos possíveis riscos de viajar, devido ao aumento de ameaças de grupos terroristas. O alerta está em efeito até 24 de fevereiro e foi emitido depois dos ataques recentes que aconteceram na França, Mali e Egito, além de outras regiões no mundo todo.

O Departamento de Estado disse que grupos terroristas podem estar continuamente planejando ataques e podem estar empregando “táticas variadas, armas convencionais ou não, e mirar interesses privados e públicos”, escreve o órgão. “Eles podem realizar ataques solitários ou coordenados”.

Locais citados que poderiam ser alvos de ataques internacionais incluem eventos esportivos, teatros, mercados e serviços aéreos. Para os americanos, o departamento pede que a população tome cuidados especiais quando estiver em locais públicos ou em transportes. “Cidadãos deveriam ter cuidado especial quando estiverem em lugares públicos ou usando sistemas de transporte. Fique atento a tudo a sua volta e evite multidões e lugares muito cheios”.

Período das festas O alerta chega em uma época do ano em que mais pessoas saem às ruas e frequentam grandes festivais e eventos.

A expectativa é que no Thanksgiving, principal feriado do país, 47 milhões de pessoas viagem 50 ou mais milhas, incluindo 3,6 milhões de avião, de acordo com o AAA. Ao todo, durante as festas, 25 milhões de pessoas deverão viajar em todo o país.

Os organizadores de grandes eventos domésticos, como o Macy’s Thanksgiving Day Parade, em New York, estão tomando medidas para aumentar a segurança do evento.

Mais filas em aeroportos Pessoas que viajam de/ou para grandes aeroportos como o Miami International Airport durante as festas devem reservar mais tempo para passar pelos procedimentos de segurança. A expectativa é que 1,6 milhões usem os principais aeroportos do sul da Flórida nos próximos dias por causa do feriado.

No entanto, apesar do alerta de viagens, o governo não está aumentando o número de agentes nos aeroportos, por causa de cortes no orçamento. O número de agentes em tempo integral do Transportation Security Administration está diminuindo, o que quer dizer que a expectativa é de mais filas e mais tempo de espera para passar pela segurança.

Antes de viajar, especialistas sugerem que as pessoas chequem com as companhias aéreas para mudanças nas informações do voo e que revejam as regras do TSA sobre o que pode ou não ser levado a bordo.