Alguns seguros de saúde sob o Obamacare oferecem até consultas preventivas grátis

Por Gazeta News

zoom 2

Seguros de saúde em grandes cidades irão retirar uma dor na visita ao médico, a dor financeira. Eles passarão a oferecer visitas grátis ao clínico geral.

Em Atlanta, Chicago, Dallas, Miami e mais de uma dezena de mercados, indivíduos buscando cobertura de saúde através do Affordable Care Act podem escolher planos de saúde que incluem visitas grátis a médicos, um benefício uma vez considerado impossível de receber de um seguro de saúde. As melhorias vêm depois de estudos que mostraram que os altos preços desencorajaram muitos americanos a usarem seu novo seguro sob a nova lei.

Seguradoras esperam que ao encorajar pessoas a visitarem o médico, irá não só beneficiar membros, como também diagnosticar doenças no início antes que fiquem mais caras de se tratar. Por exemplo, prescrever antibióticos a um paciente com pneumonia poderia evitar a hospitalização, que poderá custar milhares de dólares às seguradoras. Além disso, a nova regra também poderia cortar mais o número de visitas a um pronto-socorro.

Dia 31 de janeiro é o último dia para consumidores se inscreverem em planos para 2016.

Florida Blue, a maior seguradora do estado, oferece planos de saúde em Miami-Dade e nove outros condados onde membros de baixa renda podem escolher planos que incluem duas visitas grátis a médicos por ano.

Harken Health, em Chicago e Zoom+, em Portland, Oregon, oferecem o benefício. Molina Healthcare, com base na Califórnia, oferece não só consultas grátis ao clínico geral, como também a especialistas na Flórida, Texas e cinco outros estados.

Especialistas dizem que essas novas regras de algumas seguradoras as separa das outras no mercado e podem atrair pessoas mais jovens e mais saudáveis que não costumam visitar médicos regularmente.

“Isso mostra o quanto o mercado está tentando inovar”, disse Katherine Hempstead, diretora de cobertura do Robert Wood Johnson Foundation. “As pessoas não irão reclamar tanto sobre custos mais tarde se receberem algo de graça antes”.

A razão que algumas seguradoras podem oferecer consultas grátis é porque elas operam clínicas com médicos assalariados. Esse é o caso da Harken Health, que tem quatro clínicas de cuidados primários em Chicago e seis em Atlanta para seus membros que têm consultas ilimitadas. A Harken também oferece visitas a médicos por telefone ou internet. “Estamos criando mais acesso entre nosso time e os pacientes”, disse Tom Vanderheyden, CEO da Harken Health, que também oferece yoga e aulas de culinária grátis. “Achamos que esse é um diferencial significativo”.

Dave Sanders, CEO do Zoom+ e médico, disse que a oferta de consultas grátis deve atrair mais jovens. “Estamos focados na geração milênio”, ele disse.

A Zoom+ permite que membros marquem consultas através de um aplicativo de celular e seus médicos têm como ênfase mudar a dieta antes de prescrever remédios aos pacientes. A companhia também oferece consultas grátis a médicos de saúde mental, bem como uma consulta ao dentista para limpeza.

O Flórida Blue, o plano do estado do Blue Cross Blue Shield, desenvolveu um novo produto para 2016 chamado myBlue, que oferece duas visitas a um clínico geral por ano e depois cobra $1 dólar por consulta, $3 para visitar especialistas, exames de rotina grátis e suprimentos de diabetes grátis.

Para oferecer o benefício, o Florida Blue criou uma rede menor de médicos, hospitais e farmácias para poder controlar melhor os custos. Mas, para incentivar as matrículas em Miami-Dade, a companhia fez uma parceria com a rede de clínicas CliniSanitas, que serve primariamente a audiência hispânica na área. O plano também está disponível em todo o sul da Flórida e áreas como Tampa e Orlando.

Jon Urbanek, vice-presidente sênior do Florida Blue, disse que o novo plano tem a intenção de aumentar a participação da companhia no mercado. Em seis dos 10 condados onde está disponível, o produto myBlue oferece o valor mais barato.

Molina Healthcare está oferecendo visitas grátis ilimitadas a médicos clínico-geral em um de seus planos “Silver” em 2016. A companhia diz que, ao contrário do Florida Blue, oferece consultas grátis sem precisar diminuir sua rede de médicos e hospitais. Além da Flórida, Molina trabalha em Michigan, New Mexico, Ohio, Texas, Utah e Wisconsin. Fonte: Keiser Health News.